Manaus, 28 de novembro de 2022

Literatura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Livro que retrata experiências e expectativas de estudantes na pandemia será lançado em Manaus

Obra será lançada virtualmente no sábado (28/11).

Com informações da assessoria

Experiências e expectativas na pandemia, período de isolamento e a retomada das atividades fazem parte do livro Novos Talentos. A obra, escrita por crianças e adolescentes que estudam no Colégio Martha Falcão, em Manaus, será lançada virtualmente no sábado (28/11).

Luis Eduardo Simões Silva, de 10 anos, aluno do 5° ano, escreveu um poema otimista sobre esse período em formato de coração.

“A esperança caiu para o medo, a alegria virou a tristeza. Uma pandemia estragou nosso dia e agora o remédio é casa ou o prédio, por isso não vamos nos deixar cair, porque a esperança tem que levantar e a tristeza tem que se transformar na alegria, nosso dia a dia vai voltar é só esperar!”, diz o texto de Luis.

Luis é um dos 142 alunos da instituição que participam da 20ª edição do projeto Novos Talentos. “É muito legal ver os desenhos e ler os textos dos nossos amigos”, disse o estudante, que é fã de gibis e adora explorar a biblioteca da escola para conhecer novas histórias.

Livro Novos Talentos será lançado no sábado. Foto: Divulgação

Quem também participa do Novos Talentos é Manuela de Alencastro Rothier, de 10 anos, que desenhou um coração partido e escreveu um relato do que sentiu durante o isolamento social: “Nessa quarentena senti muitas coisas, como medo, saudade, tristeza, alegria, queria que esse vírus acabasse logo. Fiquei muito tempo em casa sem ver ninguém, não aguentava mais e quando encontrei eles fiquei muito feliz”, disse,.

Manuela, que participa há três anos do projeto, acredita que esse foi um bom empurrão para ler cada vez mais. “O projeto nos incentiva a ler, desenhar e expressar nossas emoções”, contou a aluna do 5°ano, que adora livros de ação.

“O projeto Novos Talentos tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita, além de despertar nos alunos o senso crítico e o desejo de aprender de forma criativa e prazerosa, estimulando suas capacidades cognitivas e sociais”, disse a diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), a professora Nelly Falcão.

O título do livro foi inspirado na música Novo Tempo, gravada nos anos 1980 pelo cantor e compositor Ivan Lins. A canção tem voltado a fazer sucesso nesses tempos do novo coronavírus.

“O tema deste ano despertou nos jovens a necessidade de uma nova reflexão cotidiana sobre a vida e sobre o mundo. Os alunos foram desafiados a refletir sobre temas como pandemia, medo, solidão, empatia, esperança, superação, determinação, generosidade, resiliência, amor e família. Temas complexos, difíceis, mais ainda para corações e mentes tão jovens”, destacou a autora do prefácio deste ano, poetisa e escritora Rita Alencar.

Ela, que é filha do poeta Alencar e Silva, contou que sentiu uma grande alegria e uma enorme responsabilidade em prefaciar a edição do livro Novos Talentos, uma vez que leciona no Colégio Martha Falcão a disciplina de Língua Portuguesa.

O evento de lançamento do livro será transmitido exclusivamente a comunidade escolar pelo site https://colegiomarthafalcao.com.br/arteecultura.

COMPARTILHE