Manaus, 17 de junho de 2024

Literatura

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução Fotos: Reprodução

Editora da Ufam lança livro digital sobre bacia do Puraquequara

Obra foi elaborada por alunos e professores da Federal do Amazonas.

Da redação

O livro digital ‘Puraquequara em Mosaico: histórias, vidas e recursos naturais’ foi lançado na sexta-feira (19/3). A publicação digital tem o selo da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) e faz uma reflexão sobre os processos de mudança socioambiental na área da bacia do Puraquequara.

Os autores do livro são professores e alunos dos cursos de Engenharia Florestal, Pesca, Biologia, Geologia, Psicologia e Serviço Social da Ufam. A obra foi organizada pelas professoras Maria Anete Leite Rubim e Lidia Rochedo Ferraz.

De acordo a professora Anete Leite Rubim, a bacia do Puraquequara, na última década, vem sofrendo pressão da expansão urbana da cidade de Manaus.

“O livro traz um painel das contribuições dos diferentes autores que situam as mudanças recentes observadas nos diversos matizes ambientais, como resultado da falta do olhar do poder público e que repercutem intensamente nas transformações do modo de viver dos moradores, especialmente nas relações ser humano-natureza. A publicação constitui-se como obra de um coletivo interessado em compartilhar saberes e experiências, de modo a enfatizar a importância e necessidade de cuidar das pessoas e deste lugar”, explicou.

Fotos: Reprodução

A professora disse, ainda, que o livro pode contribuir com a definição e implementação de políticas públicas para o Puraquequara.

“Discutindo acerca das transformações que ocorrem neste local, os dados possibilitam reflexões para a produção de conhecimentos, Divulgamos mais um êxito na conjugação de esforços entre diferentes campos do conhecimento, a fim de assegurar aos povos do Puraquequara a permanência em um modo de vida que conjugue o uso do ambiente e sua capacidade de regeneração, assim como a participação nos processos de tomada de decisão e o reconhecimento das comunidades ribeirinhas no cuidado com este lugar”, enfatizou.

Confira o livro digital no link: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/4062/1/Livro%20PuraquequaraEmMosaico%20%281%29.pdf.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!