O Banco Central (BC) reabriu, na terça-feira (28/2), o sistema para consultar Valores a Receber (SVR). No link, o usuário descobre se tem dinheiro esquecido em bancos do Brasil. Saiba como consultar.
, registrou 15 milhões de consultas e, dessas, 27% foram positivas, com recursos a serem resgatados.
COMO CONSULTAR
O primeiro passo para consultar Valores a Receber (SVR) é acessar o site administrado pelo Banco Central. Depois, o usuário deve inserir o CPF ou CNPJ e a data de nascimento.
Confira o passo a passo:
- 1º passo – acesse o link do Banco Central em https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico
- 2º passo – informe o número do CPF ou do CNPJ
- 3º passo – informe a data de nascimento
- 4º passo – clique em ‘Consultar’
Pronto. Já é possível saber se você tem ou não dinheiro esquecido.
Se o sistema detectar valores a receber, a tela vai mostra a seguinte mensagem: “O CPF pesquisado tem valores a receber”.
Se o sistema NÃO detectar, o usuário vai ver a seguinte mensagem: “Não foram encontrados valores a receber para os dados informados”.

Há possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.
O sistema informa a instituição responsável e a faixa de valor. Também haverá mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir o resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações como valor, data e CPF de quem fez o pedido.
VÍDEO EXPLICATIVO
O Banco Central divulgou um vídeo explicativo no canal oficial da instituição no YouTube sobre a nova fase da consulta. Assista, abaixo.
SAQUES
Conforme a Agência Brasil, os saques estarão permitidos a partir de 7 de março de 2023.
CUIDADO COM GOLPES
A Agência Brasil divulgou as orientações do Banco Central contra golpes.
Nesta fase do programa, o BC aconselha o correntista a ter cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos.
O BC esclarece que todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos e que não envia links, nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.
O BC também esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta do Sistema de Valores a Receber pode contactar o cidadão.
O órgão pede que nenhum cidadão forneça senhas e esclarece que ninguém está autorizado a fazer esse tipo de pedido.