Manaus, 20 de setembro de 2021

Geral

Foto: Sesc AM/Divulgação
Foto: Sesc AM/Divulgação Foto: Sesc AM/Divulgação

Sesc AM chega aos 75 anos; veja fotos da celebração realizada no Teatro Amazonas

Evento comemorativo teve poesia, encenação teatral e música ao vivo.

Da redação

O Serviço Social do Comércio no Amazonas (Sesc AM) chegou aos seus 75 anos nesta segunda-feira (13/9). A comemoração ocorreu na noite de domingo (12/9), com um evento cultural no Teatro Amazonas. Veja fotos da celebração.

O evento comemorativo teve poesia, encenação teatral que rendeu boas risadas, música ao vivo e muita informação sobre a atuação do Sesc no Amazonas.

A solenidade contou com as apresentações do cantor Nicolas Jr, Quarteto de Cordas Encontro das Águas, a participação do escritor Tenório Telles e o show do Palhaço Chocolate (Clayson Charles), que dividiu o palco com a Palhaça Coração (Aline Cassiano) e o Palhaço Bermuda (Rômulo do Violão).

O poeta Tenório Telles. Foto: Sesc AM/Divulgação

Tenório Telles, que atualmente preside o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), contou como começou sua ligação com o Sesc AM. “Os anos se passaram, porque a vida passa, mas eu não estaria aqui nesta noite, se não fosse também pelos benefícios que eu recebi do Sesc quando eu tinha 16 anos de idade. Eu me tornei um leitor e aprendi a amar os livros. Como na minha adolescência, o acesso não era muito fácil, toda a semana, eu ia à Biblioteca do Sesc pegar os livros e levar pra casa”, relatou.

O poeta amazonense também declamou o poema ‘Reinvenção’, de Cecília Meireles, em homenagem ao Sesc AM e para inspirar o público presente no evento. “A vida só é possível reinventada”, diz o início do poema.

Durante o show, Nicolas Jr, homenageou o cantor Zezinho Corrêa, que faleceu de complicações de Covid-19 em fevereiro deste ano. Além de cantar sucessos de sua autoria, como ‘O Amazonês’, ‘Gesislaine’, o artista interpretou ‘Fica Comigo’, canção conhecida na voz de Zezinho. “É uma das músicas mais emblemáticas que o Zé gravou, uma das mais emblemáticas da banda Carrapicho”, disse.

Cantor Nicolas Jr. Foto: Sesc AM/Divulgação

Contribuições do Sesc

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, destacou a atuação do Sesc no Estado. “O Sesc é a parte social, cultural, educacional, terceira idade, assistencial, de saúde, voltada para o comerciário, mas também com extensão na sociedade”, destacou, em entrevista ao Portal Edilene Mafra.

Frota lembrou a atuação da instituição no interior do Amazonas. “É preciso que a gente observe esse trabalho grandioso, em que levamos educação, cultura, esporte, onde tentamos levar lazer, onde atendemos a terceira idade, onde nós distribuímos alimentos para as comunidades carentes. Tudo isso enobrece a missão desta entidade”, reforçou.

O presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota. Foto: Sesc AM/Divulgação

O presidente da Fecomércio-AM informou que também já foi beneficiado pelas ações do Sesc Amazonas.

“O Sesc, hoje completando 75 anos, já acolheu muitas gerações de amazonenses, que passaram pelas dependências em vários programas e só têm a agradecer. Eu estudei no Sesc. Eu tenho orgulho de dizer que a minha participação me encheu de orgulho ao longo deste período em que nós estivemos aqui como empresário participando de todos os eventos, colaborando, intensificando esforços, mas, acima de tudo, com foco na qualidade do que nós levamos para a sociedade comerciária e a sociedade manauara e do Amazonas como um todo”, disse.

Veja mais fotos do evento

Desafios na pandemia

Na entrevista, Aderson Frota relembrou os desafios da pandemia para o comércio no Amazonas. “Foi um momento de sofrimento, um momento difícil, um momento de superação. Ao longo dessas dificuldades, que se estenderam por seis meses, ou seja, 112 dias na primeira onda e 70 dias na segunda onda, nós vimos quantas empresas faliram nessa caminhada difícil”, afirmou.

A crise no comércio também afetou os trabalhadores. “Nós temos que dizer que nesse desfecho desagradável também sumiram milhares de empregos. A gente lamenta, mas temos que continuar lutando, focando no desenvolvimento da própria sociedade, com o compromisso de defender a população, porque nós somos a matriz que atende a população. Somos os maiores geradores de empregos no Amazonas”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Fecomércio-AM, o comércio também é a matriz econômica que mais colabora com impostos para os governos. “Consideramos que isso é uma missão. Isso nos orgulha pela nossa contribuição, que é expressiva. Nós precisamos que a sociedade tenha o reconhecimento desse papel, que só visa fortalecer a economia e a sociedade amazonense com mais qualidade de vida”, finalizou.

Palhaça Coração e Palhaço Bermuda. Foto: Sesc AM/Divulgação

Atuação da Sesc no Amazonas

O Sesc AM é uma instituição que fomenta o bem-estar social e qualidade vida para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

Em nível nacional, o Sesc é administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), hoje, gerida pelo amazonense José Roberto Tadros. No Amazonas, o Serviço Social do Comércio iniciou suas atividades em 1948, na cidade de Manaus e, ao longo dos anos, vem ampliando sua atuação também para o interior do Estado.

Atualmente, o Sesc-AM possui uma ampla estrutura, não só na capital amazonense, mas em diversas cidades do Amazonas. No interior, está presente em Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Tefé, Coari, Maués e Manacapuru. Em Manaus, possui sua sede regional, as unidades Sesc Centro, Cidade Nova e Balneário.

Promovendo ações como o Trabalho Social com Idosos (TSI), desde 1987, o Sesc-AM já contribuiu para que mais de 10 mil idosos tenham um processo de envelhecimento em condições dignas.

Por meio do Mesa Brasil, o Sesc AM já distribuiu mais de 26 toneladas de alimentos e atendeu a 2.654 instituições no Amazonas. O programa é formado por uma rede nacional de bancos de alimentos, que luta contra a fome e o desperdício.

Nas atividades culturais, o Sesc AM desenvolve projetos como o Sonora Brasil, Palco Giratório, Festival de Calouros, Amazônia das Artes, Feira de Livros, Canção da Mata, Festival Literário, Bibliosesc, que proporcionam cultura à população gratuitamente.

A instituição possui, ainda, três bibliotecas na capital e sete salas de leitura espalhadas pelo interior do Estado.

O Sesc AM também oferece cursos voltados para a formação cultural, como balé, dança, flauta, violão e banda marcial.

A área de Esportes e Lazer do Sesc AM é marcada pelo Treino Em Casa, Semana Move Brasil, Dia do Desafio, Baile de Carnaval, Manaus ao Luar, Ciclo Sesc, Colônia de Férias, Sesc Geek, além da Meia Maratona e outras campanhas que visam motivar a população à prática de atividades físicas, buscando a melhoria da saúde física e mental.

No Turismo Social do Sesc, o objetivo não é só reproduzir uma viagem, mas desenvolver as ações que ofereçam oportunidade de integração favorecendo o intercâmbio cultural.

Na área da saúde, a instituição possui a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que realiza exames de mamografia e preventivos, além de orientações no que tange à prevenção e controle do câncer de mama e de útero.

O Sesc AM desenvolve também o projeto OdontoSesc, que dá ênfase à saúde bucal em um atendimento 100% gratuito, realizado em uma moderna unidade móvel. O Sesc possui também duas clínicas odontológicas fixas nas unidade Balneário e Centro, e uma clínica de fisioterapia.

Além de toda essa estrutura disponibilizada à comunidade, o Sesc desenvolve o Saúde nas Empresas e nas Escolas, e o projeto Vivendo a Maternidade, que é voltado para gestantes e profissionais da saúde.

Na área Educacional, o Sesc AM oferece ações educativas em Manaus e nas sete unidades educacionais localizadas no interior. No Centro de Educação, são ofertadas turmas do ensino fundamental ao ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na educação complementar, são oferecidos cursos de Idiomas em Libras e Inglês para todas as idades. O Sesc AM dispõe também de um grande complexo escolar, o Centro de Educação José Roberto Tadros, que fica localizado na unidade Balneário e atende turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio.

“São 75 anos de muitas histórias e conquistas, nas quais o Sesc participou ativamente da transformação de muitas vidas. Nosso esforço para gerar oportunidades e bem-estar vai continuar, venha fazer parte dessa história”, finaliza a instituição, ao convidar o público para festejar.

Foto: Sesc AM/Divulgação

COMPARTILHE