O preço da passagem de ônibus em Manaus passa a ser de R$ 4,50, a partir do próximo domingo, 21 de maio de 2023. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 19 de maio, pela prefeitura.
O novo valor corresponde a um aumento de 18,4% sobre a ‘antiga’ tarifa, de R$ 3,80.
A decisão foi tomada após o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus (STTRM) cobrar a prefeitura por um aumento salarial. No dia 12 de maio, a categoria aprovou uma greve geral, mas que não aconteceu, após reunião com representantes do Executivo Municipal.
LEIA TAMBÉM:
- Cetam oferta mais de 6,7 mil vagas para cursos presenciais em Manaus
- Manaus passa a ofertar vacina Influenza para público geral

REAJUSTE SALARIAL DOS TRABALHADORES
O STTRM pressionava o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), que administra o transporte público de Manaus, por um aumento salarial de 12% para os trabalhadores do setor.
Na manhã desta sexta-feira, ao anunciar o novo preço da passagem de ônibus, o prefeito de Manaus, David Almeida, disse que o reajuste aos trabalhadores do transporte público será concedido.
AUMENTO DA PASSAGEM
Almeida também disse que Manaus é a única capital do país que não teve alteração no preço da passagem de ônibus por seis anos. “Nós temos, hoje, a segunda tarifa, mais barata do Brasil”, afirmou.
“O sistema do transporte coletivo de Manaus já transportou 23 milhões de passageiros/mês”, informou. “Nos últimos meses, esse número de passageiros vem caindo, e nós estamos na média de 10 milhões de passageiros/mês”, completou.
ESTUDANTES CONTINUAM COM GRATUIDADE
O prefeito afirmou que os estudantes das escolas públicas de Manaus continuam a usufruir da gratuidade nos ônibus. Ele lembrou que os estudantes têm direito ao Passe Livre Estudantil, devido a um acordo entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas, que passou a subsidiar o pagamento.