Manaus, 24 de abril de 2024

Geral

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

No AM, nutricionista dá dicas para fortalecimento do sistema imunológico

Frutas, legumes e verduras devem fazer parte da rotina alimentar.

Da redação

Com a chegada do inverno amazônico, em que aumenta a incidência das chuvas na região, a nutricionista do Pátio Gourmet, Lívia Ribeiro, deu orientações preventivas, por meio de uma alimentação balanceada, para fortalecer o sistema imunológico. Ela ressaltou que uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras deve fazer parte da rotina, além de aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C.

Além da chegada do período chuvoso, o Amazonas ainda enfrenta um momento difícil com a pandemia de Covid-19, por isso, Lívia acrescentou que é necessário seguir as orientações preventivas, como o uso de máscara e a higienização constante das mãos, além de evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

A nutricionista reforçou, ainda, que é necessário manter uma alimentação equilibrada e variada com as proporções adequadas de nutrientes, como carboidratos, proteínas, vegetais e frutas, divididos em até seis refeições ao longo do dia, para que as células de defesa do corpo funcionem adequadamente.

Segundo Lívia, para aumentar a imunidade é importante reforçar o consumo de alimentos ricos em vitamina C. “Muitas pessoas procuram a vitamina C em suplementos vendidos nas farmácias, mas os alimentos fornecem a quantidade ideal para o corpo de forma natural. Claro, que se o médico identificar que há uma necessidade de suplementação, ele irá indicar o medicamento ideal para cada pessoa”, disse.

Nutricionista Lívia Ribeiro. Foto: Divulgação

São boas fontes de vitamina C frutas como limão, laranja, acerola, kiwi e legumes e verduras como pimentão, brócolis, couve e rúcula. O gengibre é rico em vitamina C e B6, que, além de ter uma ação bactericida, ajuda na defesa do organismo.

Também é importante incluir alimentos ricos em zinco, como carne, cereais, feijão, lentilha e grão de bico, que possuem esse nutriente importante no combate a resfriados e gripes.

No caso dos idosos, que naturalmente tem uma diminuição da atividade imunológica do corpo, é indicada a inclusão de alimentos como castanhas, nozes, amêndoas e óleos vegetais, que são ricos em vitamina E.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!