Manaus, 21 de julho de 2024

Geral

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM
Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

Matrículas para novos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm início no AM

Matrícula no EJA pode ser feita pela internet e nas escolas estaduais.

Com informações da assessoria

A matrícula 2022 para os novos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) começou nesta segunda-feira (17/1), no Amazonas. As inscrições são feitas pelo site matriculas.am.gov.br, ou de forma presencial, na secretaria de qualquer escola da rede pública estadual em Manaus e outras cidades.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM), para realizar a matrícula na EJA, é requisito que o candidato tenha a idade mínima de 15 anos completos, para 1º e 2º segmentos, e de 18 anos completos, para o 3º segmento.

O 1º segmento corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), e o 2º segmento, aos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O 3º segmento equivale ao Ensino Médio.

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

Os documentos necessários são:

• comprovante de conclusão de escolaridade anterior para a etapa pretendida;

• histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias;

• certidão de nascimento (original e cópia);

• certidão de casamento (original e cópia);

• CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade;

• comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula);

• cartão de vacinação (cópia); e

• duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

Onde é oferecida a EJA

A modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos está presente em quase todo o Amazonas, com exceção dos municípios de Anamã, Guajará, Ipixuna e Juruá. No total, são 66 escolas na capital, Manaus, e 124 escolas espalhadas pelo interior do estado, totalizando 190 escolas que ofertam a modalidade.

Em 2021, a EJA atendeu mais de 28 mil alunos, em todos os segmentos e em escolas da rede estadual da capital e do interior.

Nova EJA

A modalidade de ensino foi reformulada na estrutura e proposta pedagógica, respeitando aspectos socioculturais e econômicos da população. A reformulação busca garantir a celeridade de inserção no mercado de trabalho, aumentar a oferta por meio de matrículas semestrais e minimizar a evasão escolar, assegurando a conclusão de cada etapa e propiciando a continuidade dos estudos.

Para saber mais sobre a Nova EJA e sobre as novas propostas pedagógicas, basta acessar o site www.educacao.am.gov.br/novo-eja.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!