Manaus, 9 de agosto de 2022

Geral

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Mais Médicos: Grupo Afya começa a formar novos profissionais de Medicina no Amazonas

Após vencer editais, instituição vai lançar faculdades no estado.

Com informações da assessoria

O Grupo Afya se prepara para lançar duas faculdades de Medicina no Amazonas, uma em Itacoatiara e outra em Manacapuru. As inaugurações serão em agosto e ocorrem após a instituição vencer dois editais do Mais Médicos, programa do governo federal.

A Afya foi contemplada em dois editais do Mais Médicos em 2017. No ano seguinte, o grupo começou as obras das duas faculdades do Amazonas. As unidades ficaram prontas em 2020.

Com as estruturas já instaladas, em 2021, as faculdades receberam a visita do Ministério da Educação (MEC), que aprovou os cursos de Medicina no início de 2022.

Fachada da Faculdade de Medicina de Itacoatiara. Foto: Divulgação

Agora, as duas faculdades – que fazem parte do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), um dos braços da Afya – estão prontas para dar início às primeiras turmas.

O diretor regional do Grupo Afya, Joaquim José da Cunha Jr., celebra a chegada da instituição ao Amazonas.

“É um sentimento de muita alegria e realização, porque tem um trabalho envolvido desde o planejamento dessas unidades de ensino de Medicina. Depois, toda a parte de regulação, as visitas do MEC e as autorizações da comissão de Medicina. E, agora, efetivamente o início das nossas aulas, com as primeiras turmas chegando para iniciar com a gente essa caminhada de uma carreira, que é tão relevante para nossa sociedade, para nosso país. A gente tem certeza que vai contribuir em cidades que são muito importantes para o Norte do Brasil e para o Estado do Amazonas, como Itacoatiara e Manacapuru”, destaca.

Sala de aula no Itpac Manacapuru. Foto: Divulgação

Estrutura

A inauguração do Itpac Itacoatiara ocorrerá no dia 1º de agosto. A diretora da primeira faculdade de Medicina da cidade, Helen Oliveira, destaca a estrutura preparada para os universitários. “A nossa faculdade está totalmente equipada para atender toda a jornada de formação de nosso estudante. Destaco aqui nossos centros de simulações realísticas, que estão equipados com tecnologias de ponta, dez consultórios médicos, laboratórios multidisciplinares e de anatomia orgânica e sintética, centros cirúrgicos, salas de aulas modernas com 360 graus, biblioteca e outros espaços acadêmicos e administrativos”, descreve.

Já o Itpac Manacapuru será inaugurado no dia 3 de agosto. O diretor da unidade, Lessio Kyldare, afirma que a estrutura do local contribuirá para a carreira dos novos médicos. “Nossa estrutura física contempla vários espaços de formação, dentre eles o laboratório de habilidades, onde existe uma série de equipamentos e manequins, que vão e poderão ser utilizados para treinamento efetivo tanto de práticas, quanto de conhecimento teórico. O estudante poderá manusear manequins e outros elementos, para que possa reconhecer, de forma muito profissional, cada órgão, cada elemento do corpo humano”, ressalta.

Vestibular

As duas faculdades já fecharam as primeiras turmas. Em agosto, nas solenidades de inauguração, os calouros vão receber os respectivos jalecos, ato que marca o início da jornada em Medicina.

Quem quiser garantir vaga para a próxima turma de Medicina deve ficar atento às inscrições, que começarão em agosto. As provas serão aplicadas dia 22 de outubro para a unidade de Manacapuru e no dia 29 de outubro para a unidade de Itacoatiara.

Os interessados em obter mais informações sobre os cursos podem entrar em contato pelos números (92) 3199-9193 (Itacoatiara) e (92) 3199-9189 (Manacapuru).

Localização

As duas faculdades da Afya no Amazonas ficam na entrada de cada cidade.

O Itpac Itacoatiara está localizado na rodovia estadual AM-010, bairro Poranga, cidade de Itacoatiara. Fica a 270 km de Manaus.

O Itpac Manacapuru está situado na Rua Nova Manacá, rodovia Manoel Urbano, em Manacapuru. Fica a 102,7 km da capital.

COMPARTILHE