Manaus, 19 de setembro de 2024

Geral

Foto: Alex Pazuello/Secom
Foto: Alex Pazuello/Secom Foto: Alex Pazuello/Secom

Governo do AM instala comitê à estiagem decreta situação de emergência em 20 municípios

Também foi assinado decreto de Emergência Ambiental.

Com informações da assessoria

O Governo do Amazonas instituiu, nesta sexta-feira, 5 de julho de 2024, o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e decretou situação de emergência em 20 municípios. Também foi assinado decreto de Emergência Ambiental em 22 cidades da região Sul e Metropolitana de Manaus.

As ações foram feitas em razão do período de vazante que já afeta o Amazonas.

Foto: Alex Pazuello/Secom

SOBRE OS DECRETOS

As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada na sede do Governo do Estado.

O Decreto de Situação de Emergência alcança as cidades das Calhas do Juruá (Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Eirunepé, Carauari e Juruá), Purus (Pauini, Lábrea, Tapauá, Beruri, Canutama, Boca do Acre) e Alto Solimões (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins), já afetadas pela vazante.

De acordo com a Defesa Civil, os níveis dos rios em todas as calhas do Amazonas estão abaixo do esperado para o período, se comparado a anos anteriores. A cota do Rio Negro, nesta sexta-feira, (5/7), chegou à marca de 26,70 metros.

Em anos anteriores, as cotas nesse mesmo dia eram de 27,89 metros (2023); 29,59 metros (2022) e 29,87 metros (2021). Essas informações podem ser acompanhadas diariamente no endereço paineldoclima.am.gov.br.

E o Decreto de Situação de Emergência Ambiental abrange, no momento, 22 cidades da região sul e da Região Metropolitana de Manaus.

Durante a vigência do decreto fica proibida a prática de fogo, com o sem uso de técnicas de queima controlada nas seguintes cidades: Apuí; Novo Aripuanã; Manicoré; Humaitá; Canutama; Lábrea; Boca do Acre; Tapauá; Maués; Manaus; Iranduba; Novo Airão; Careiro da Várzea; Rio Preto da Eva; Itacoatiara; Presidente Figueiredo; Manacapuru; Careiro Castanho; Autazes; Silves; Itapiranga; e Manaquiri.

COMITÊ DE ENFRETAMENTO

O Comitê de Enfrentamento da Estiagem, instituído também pelo governo, nesta sexta-feira, é composto de 33 secretarias e órgãos estaduais, entre eles, Defesa Civil, Casa Civil, Segov, Casa Militar, Cosama, as Secretarias de Segurança Pública, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Unidade Gestora de Projetos Especiais, entre outros órgãos.

O colegiado será responsável por deliberar, a partir de agora, sobre as atividades dos órgãos que o compõem, as ações de prevenção, preparação, mitigação e resposta à estiagem.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!