Manaus, 28 de março de 2024

Geral

Foto: Divulgação/FVS-RCP
Foto: Divulgação/FVS-RCP Foto: Divulgação/FVS-RCP

FVS registra 44 casos de rabdomiólise em seis cidades do Amazonas

Dos casos registrados, 34 em Itacoatiara (sendo um óbito).

Com informações da assessoria

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu mais 11 notificações de casos de rabdomiólise, nesta segunda-feira (30/8). Ao todo, são 44 casos da síndrome notificados no Estado, 34 em Itacoatiara (sendo um óbito), quatro em Silves, dois em Manaus, dois em Parintins, um em Caapiranga e um em Autazes.

A doença está associada à Doença de Haff, conhecida popularmente como doença da ‘urina preta’.

Das 11 novas notificações registradas, cinco são de Itacoatiara, quatro de Silves e duas de Parintins. Nesta segunda-feira (30/8), seguem internadas 10 pessoas, todas de Itacoatiara (10 adultos). Os demais pacientes receberam alta hospitalar.

Rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lesão muscular com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação sanguínea.

Ocorre normalmente em pessoas saudáveis, na sequência de traumatismos, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de álcool e outras drogas, infecções e ingestão de alimentos contaminados, que incluem o pescado (peixe). O quadro clínico da doença pode incluir elevações assintomáticas das enzimas musculares séricas (creatinina-fosfoquinase – CPK).

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP): Maíra Pessoa Fragoso (3182-8523 e 98403-8627) e Girlene Medeiros (98103-6963).

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!