A Esquadrilha da Fumaça fez uma apresentação em Manaus, neste sábado, 8 de julho de 2023. O show aéreo aconteceu na Ponta Negra e sobre o Rio Negro. Uma multidão acompanhou de perto. Veja fotos.
A apresentação em Manaus teve duração de 35 minutos. Com cerca de 50 acrobacias, o espetáculo cortou os céus de Manaus com uma apresentação de encher os olhos e animar o coração do público presente.
VEJA FOTOS
O Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar) prestou apoio à demonstração, envolvendo sete aeronaves, cada uma com um piloto.
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), seu nome oficial, fica sediado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no Estado de São Paulo. Durante este mês, o EDA está realizando uma série de apresentações na região Norte, já tendo passado por Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).
ESQUADRILHA DA FUMAÇA
A Esquadrilha da Fumaça é reconhecida como bem cultural imaterial pelo Comando da Aeronáutica.
Tem a missão de realizar demonstrações aéreas pelo Brasil e mundo. A Esquadrilha da Fumaça também difunde a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).
A Esquadrilha da Fumaça já atingiu três recordes mundiais no ‘Guinness World Records’. O último recorde alcançado aconteceu em 2006, quando 12 aeronaves voaram de dorso (cabeça para baixo) por 30 segundos, percorrendo três mil metros. O momento ocorreu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga.
Anteriormente, no ano de 1996, a esquadrilha bateu seu primeiro recorde, quando dez aeronaves fizeram o voo invertido por 30 segundos, uma marca então inédita. No ano de seu cinquentenário, 2002, ela atingiu mais um recorde com o voo invertido de 11 aviões.