Manaus, 9 de agosto de 2022

Geral

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

ExpoAmazônia Bio&Tic começa nesta quinta em Manaus; confira programação

Evento segue até sábado (2/7), com programação no Vasco Vasques.

Com informações da assessoria

Manaus será sede da 1ª edição da ExpoAmazônia Bio&Tic, que reunirá instituições, empresas e entusiastas que trabalham com inovação e novos negócios na Amazônia. O evento começa nesta quinta-feira (30/6) e segue até sábado (2/7), no Centro de Convenções Vasco Vasques, das 14h às 20h. O evento é gratuito, mas é necessário fazer inscrição para obter o credenciamento.

Com uma programação diversa, a ExpoAmazônia terá hackathons, exposição e venda de produtos amazônicos e trilhas do conhecimento. Todas as atividades para os três dias desta edição estão disponíveis aqui.

O evento tem como propósito promover a conservação da Biodiversidade e o desenvolvimento econômico e social para os povos da Amazônia, por meio de tecnologias digitais, empreendedorismo e biotecnologia.

ExpoAmazônia Bio&Tic. Foto: Divulgação

“Acreditamos que através da união dos atores é possível alavancar os Polo Digitais na região, e os Polos de Bioeconomia, como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta Amazônica e desenvolvimento econômico e social dos povos da Amazônia”, afirma Carlos Gabriel Koury, diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam e um dos realizadores do evento.

A expectativa dos organizadores é alcançar mais de 15 mil pessoas, que terão acesso a duas matrizes econômicas viáveis para a região ao lado do Polo Industrial. A programação conta com mais de 80 palestrantes e 120 expositores, através de seus 60 estandes e 60 totens digitais.

“Além disso, queremos atrair estudantes e profissionais para o mercado de Tecnologia, incentivando o desenvolvimento de profissões e áreas do conhecimento que contribuam com a região por meio dos temas presentes no evento”, explica o coordenador.

Trilhas de Conhecimento

O evento conta ainda com as ‘Trilhas de Conhecimento’, que foram divididas de acordo com temas como:

  • Posicionamento, Conhecimento e Inovação Amazônica;
  • Zona Franca Verde;
  • Bioeconomia: comunidade, tecnologias e agregação de valor.

As duas últimas serão coordenadas pelo Idesam, totalizando seis painéis, com a presença de institutos tecnológicos de Economia Digital e Bioeconomia, indústrias fabricantes de bens de informática da ZFM, universidades, agências governamentais, startups, hubs, incubadoras, aceleradoras e investidores.

O Idesam também estará presente na trilha Posicionamento, Conhecimento e Inovação Amazônica, moderando o painel ‘Debates sobre a conversão do conhecimento em produtos da bioeconomia’, junto a nomes como João Tezza, da iniciativa Darvore, e André Wongtschowski, da World-Transforming Technologies (WTT).

Mercado Amazônia

O Mercado Amazônia é uma área de exposição e comercialização de negócios da bioeconomia na Amazônia Legal. A atividade é coordenada em cooperação entre Idesam, Onisafra e PPBio (Programa Prioritário de Bioeconomia), com patrocínio da Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ).

Mais de 20 negócios já estão cadastrados e levarão seus produtos ao evento. Entre eles está a startup Amazônia Agroflorestal, empresa incubada no Idesam responsável pela comercialização do Café Apuí Agroflorestal, um dos carros-chefes da produção sustentável no Amazonas.

Também estarão presentes empresas e novos negócios de cosméticos, produtos alimentícios, bebidas, produtos refrigerados.

“Os participantes da feira terão uma experiência de ir no mercado, sem se preocupar com a origem do produto, uma vez que todos os negócios têm, em sua base, a proposta de promover o desenvolvimento da região e o mercado justo com os produtores e comunidades de base”, afirma.

Para saber mais acesse aqui.

Iniciativas estratégicas do Idesam

O stand Idesam reunirá diversas iniciativas e produtos com selos da sociobiodiversidade amazônica.

Na quinta-feira (30/6), o público terá a oportunidade de conhecer e degustar os produtos apoiados pelo PPBio e atividades afins a agenda de bioeconomia e novos negócios.

Na sexta-feira (1°/7), haverá a exibição do minidocumentário ‘Reserva do Uatumã obtém certificação FSC®’, seguida de debate com a equipe da Inatú Amazônia, que também apresentará os produtos do portfólio da marca coletiva.

No sábado (2/7), terá dois lançamentos das marcas do Programa Carbono Neutro (PCN) e da Darvore – linha de cosméticos que combina óleos e manteigas da Amazônia com a mais avançada nanotecnologia.

Além disso, todos os dias, serão exibidos materiais informativos sobre a Amaz Aceleradora de Impacto, Observatório BR-319, Café Apuí Agroflorestal e os visitantes poderão calcular suas emissões de carbono pela calculadora PCN Idesam, além de participar de ações de engajamento e fortalecimento institucional,por meio de doações para a ONG.

Estande ‘Amazônia em Casa, Floresta em Pé’

Criado em 2020, o movimento ‘Amazônia em Casa, Floresta em Pé’ é coordenado por Idesam, AMAZ Aceleradora e pela Climate Ventures e tem como propósito destravar o acesso ao mercado para os produtores da sociobiodiversidade amazônica. A ação tem como apoiadores Mercado Livre, a maior plataforma de e-commerce da América Latina, Fundo Vale, GIZ, CLUA, Instituto humanize e Instituto Clima e Sociedade (iCS).

A iniciativa busca reunir atores estratégicos e agir de forma colaborativa para superar gargalos e aumentar as vendas e o acesso a mercado destes empreendimentos a formas inovadoras e interessantes de comercialização.

O Movimento vai participar da ExpoAmazônia com um stand de 18 metros quadrados com as marcas: Taberna da Amazônia, Nakau, Amazônia Smart Food, Deveras Amazônia, Karú, Manioca, Peabiru produtos da floresta, Amazônia New Face, Guaraná de Maués, entre outras.

Em parceria com a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo do Amazonas (Setemp) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação de Manaus (Semtepi), o evento terá também uma Feira Criativa, com 15 expositores; além de um Hackathon, com enfoque no desenvolvimento de soluções inovadoras para o fortalecimento de cadeias produtivas amazônicas, coordenado por Instituto Visão Amazônica e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 é uma realização da Associação Polo Digital de Manaus (APDM), do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

ATRAÇÕES CULTURAIS

Quinta-feira (30/6)

Daniela Nascimento – das 19h às 21h

Sexta-feira (1°/7)

Rebecca Grana e Banda – das 15h às 17h

Banda Freelance – das 19h às 21h

Sábado (2/7)

Adriano Arcanjo – das 18h às 20h

Inscrição

Para o público participar, basta baixar o aplicativo SASI e seguir as orientações que estão disponíveis no https://expo-bio-2022.sasi.com.br/.

Os interessados em adquirir espaço na Expo podem entrar em contato através do número: (92) 98480-0848 ou enviar um e-mail para: [email protected].

SERVIÇO

Evento: ExpoAmazônia BIO&TIC 2022
Data: quinta-feira a sábado, 30 de junho a 2 de julho de 2022
Horário: das 14h às 20h
Local: Centro de Convenções Vasco Vasques, Zona Centro-Sul de Manaus
Entrada: gratuita, mas é necessário inscrição no link

COMPARTILHE