Manaus, 13 de julho de 2024

Geral

Foto: João Viana/Semcom
Foto: João Viana/Semcom Foto: João Viana/Semcom

Entenda como funciona o Passe Livre Estudantil em Manaus

Estudante deve conferir se dados estão atualizados.

Com informações da assessoria

Os alunos da rede pública municipal e estadual de Manaus têm direito ao Passe Livre Estudantil. Saiba como funciona e como obter o benefício.

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o passe livre dá direito à gratuidade no uso do transporte coletivo (ônibus), durante o ano letivo.

Foto: João Viana/Semcom

Saiba como funciona

Os alunos devem conferir no site estudantes.manaus.am.gov.br se os dados pessoais, como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o comprovante de residência, estão atualizados na escola em que estão matriculados.

Caso não estejam, é recomendado realizar os ajustes necessários na própria escola, a partir de segunda-feira (14/2), quando as unidades de ensino retornam as atividades presenciais.

“Para que a gratuidade possa ser disponibilizada ao aluno, eles precisam verificar junto às escolas onde estão matriculados para averiguar se os dados estão atualizados, principalmente o código de endereçamento postal (CEP) da residência e o CPF. Reforçamos que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) será o link principal entre os sistemas para que a gratuidade possa ser liberada aos alunos”, informou a chefe da Divisão de Atendimento Social do IMMU, Jamily Campelo.

Após a regularização dos dados junto à escola, o aluno não precisará fazer o cadastro pela internet, pois o sistema atualizará as informações dos alunos enviados pelas instituições de ensino.

No entanto, a gratuidade será disponibilizada somente aos estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola.

Cadastro Meia-Passagem

Para os demais estudantes, o IMMU ressalta que o período de cadastro e recadastro do benefício da meia-passagem começou no dia 31 de janeiro e segue até 15 de março.

Para os alunos que já utilizam a meia-passagem, os procedimentos continuam os mesmos dos anos anteriores. O cadastro do aluno deverá ser atualizado na escola e a própria instituição se encarregará de encaminhar lista atualizada dos alunos aptos à meia-passagem.

O aluno que não foi cadastrado no ano passado só precisa procurar a escola e solicitar a sua inclusão na lista. Estudantes do ensino superior de qualquer instituição e outros cursos tecnológicos somente terão o benefício da meia-passagem e deverão realizar o cadastro, que está disponível desde o dia 31 de janeiro pelo site estudantes.manaus.am.gov.br.

Início das aulas

O retorno das aulas presenciais nas redes municipal e estadual de ensino do Amazonas está previsto para segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!