Manaus, 24 de julho de 2024

Geral

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Confira lista de pomadas capilares permitidas pela Anvisa

Mais de 1.500 permanecem irregulares.

Com informações da Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou na segunda-feira, 20 de março de 2023, a venda de 930 produtos do tipo de pomada modeladora de cabelos, no Brasil. Mais de 1.500 permanecem irregulares.

A volta dessas marcas ao mercado ocorre depois que a agência reguladora investigou uma série de ocorrências em usuários das pomadas, utilizadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

CASOS

Foram registrados casos graves de lesões nos olhos, devido à intoxicação por um dos componentes dos produtos. Houve aumento de procura pelas emergências oftalmológicas devido à alta intoxicação no olhos, que chegou a levar à cegueira temporária, em alguns casos. Em contato com os olhos, o produto pode provocar queimaduras na córnea.

INVESTIGAÇÃO

Durante toda a investigação da Anvisa, sobre os diversos casos de irritações nos olhos, mais de 600 processos de regularização de pomadas do tipo foram cancelados.

Foram analisadas cerca de 2.500 marcas de modeladoras. Segundo a reguladora sanitária, já foram canceladas mais de 630 autorizações de venda dessas pomadas, desde o início do ano, por diversas irregularidades, como conterem ingredientes proibidos, acima do limite.

POMADA CAPILARES PERMITIDAS PARA COMERCIALIZAÇÃO:

A lista completa das marcas liberadas está disponível no site da Anvisa. As que não forem citadas continuam com a venda interditada porque mostraram concentração da substância causadora das irritações oculares, acima de 20%.

Confira a lista completa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!