A ‘Black Friday‘ está chegando. A companha, que ocorre no dia 24 de novembro de 2023, movimenta o comércio em Manaus. Confira dicas para aproveitar as promoções e fazer compras no período.
Segundo o diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Jalil Fraxe, o consumidor deve pesquisar e analisar se vale a pena comprar o produto da promoção.
“Tratando-se de descontos, muitas vezes compramos por compulsão. Por isso, antes da compra, é importante analisar se existe, realmente, uma vantagem na oferta ou se trata apenas de uma armadilha de desconto”, informou.
CONFIRA MAIS DICAS
Para auxiliar os consumidores nas compras de Black Friday, o Procon-AM preparou essas dicas:
- Pense se a compra é realmente necessária
- Planeje se o gasto caberá em seu orçamento
- Faça uma pesquisa do histórico de preços do produto
- Saiba de quem você está comprando, para evitar cair em golpes
- Em casos de sites, verificar se está disponível o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), telefone de contato, endereço e CNPJ
- Fotografe vitrines e print a tela do celular, tablet ou computador e seus respectivos preços, para que assim, possa comparar se está diante de uma real redução de valores.
TROCAS E DEVOLUÇÕES
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito de troca ou devolução, no prazo de sete dias, para compras realizadas fora do estabelecimento comercial.
Os produtos adquiridos na loja física, cumprem a política de troca dos respectivos estabelecimentos, exceto em casos de defeitos. Os prazos para reclamação de defeitos tem de 30 dias para produtos não duráveis, como é o caso de alimentos. Nos produtos duráveis, como eletrodomésticos o prazo é de 90 dias, a contar da entrega efetiva do produto.
Caso o produto esteja com um defeito que não seja possível constatar de forma imediata, mas que apareça no momento da utilização, o prazo é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis, a partir da data que o defeito é constatado pelo consumidor.