Manaus, 9 de agosto de 2022

Geral

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Afya oferece bolsas para curso de Medicina no Amazonas; saiba como concorrer

O candidato pode concorrer a bolsa integral, ou seja, de 100%.

Com informações da assessoria

O Grupo Afya oferta bolsas de estudos para o curso de Medicina no Amazonas. São cinco bolsas oferecidas para ingresso por meio do vestibular online ou por ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ambos com editais específicos lançados pelas faculdades de Itacoatiara e Manacapuru. Entenda como funciona e saiba como concorrer. 

Referência em formar médicos no Brasil, a Afya dará início às primeiras turmas de Medicina no Amazonas no mês de agosto, com as inaugurações das duas faculdades. 

Laboratório de Medicina no Itpac Itacoatiara. Foto: Divulgação

Bolsas ‘Programa Mais Médicos’

A diretora do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) de Itacoatiara, Helen Oliveira, explica que o interessado em ser aluno de Medicina com bolsa de 100% pode concorrer ao Edital “Bolsas Mais Médicos”.

Para isso, é necessário se inscrever no vestibular, realizar a prova online e ser aprovado em boa colocação.

“Para esta modalidade, a faculdade disponibiliza duas bolsas. Se for aprovado, é fundamental que o candidato siga as regras dos nossos editais. Para concorrer às bolsas “Mais Médicos”, ele precisa ler o edital com atenção. Isso ajudará na organização da documentação comprobatória exigida, pois tudo passa por uma análise minuciosa de uma comissão de bolsas”, destaca Helen Oliveira.

Itpac Itacoatiara. Foto: Divulgação

Em resumo, no “Edital de Bolsas Mais Médicos”, o candidato precisa:

– baixar os editais e realizar a leitura;
– não ter graduação;
– ser aprovado na seleção em boa colocação;
– apresentar documentação comprobatório.

Os editais de bolsas “Mais Médicos” são lançados junto com os vestibulares das faculdades. As inscrições para o próximo vestibular do Itpac Itacoatiara e do Itpac Manacapuru começam em agosto. As provas serão aplicadas dia 22 de outubro para a unidade de Manacapuru e no dia 29 de outubro para a unidade de Itacoatiara. 

As faculdades disponibilizam os editais em seus respectivos sites: itacoatiara.itpac.br e manacapuru.itpac.br

Os interessados em obter mais informações sobre os cursos podem entrar em contato pelos números (92) 3199-9193 (Itacoatiara) e (92) 3199-9189 (Manacapuru). 

Itpac Manacapuru. Foto: Divulgação

Bolsas pelo Enem

Além da nota do vestibular das faculdades, é possível usar a nota do Enem.

O diretor do Itpac Manacapuru, Lessio Kyldare, ressalta que cada processo seletivo das faculdades oferece bolsas. “Três delas, geralmente, vão para o Enem, e duas delas são para o processo seletivo online, mas isso pode variar”, afirma. 

Segundo Kyldare, o estudante precisa atentar para dois editais: o do processo seletivo (vestibular) e o da bolsa de estudos. “O processo seletivo é importante porque o candidato precisa ter uma colocação para poder participar do processo de bolsas. O edital de bolsas vai ensinar ao candidato o que ele precisa, quais são as documentações, quais são as regras, quais são os indicadores que ele tem que atingir para poder ser elegível à bolsa. É importante que ele leia os dois editais, para entender o que está sendo cobrado”, esclarece.

Após passar na análise documental, o aluno precisa ter sido classificado na fase da seleção (vestibular ou Enem) e obtido boa colocação. “Como é uma competição, vão obter as bolsas aqueles que tiverem os melhores resultados nos seus respectivos vestibulares”, conclui o diretor do Itpac Manacapuru. 

A Afya também oferece bolsas parciais e integrais pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e pelo Financiamento Estudantil (Fies). O estudante pode, ainda, obter financiamentos bancários, que são feitos direto com os bancos Santander e Bradesco.

Laboratório de Medicina no Itpac Manacapuru. Foto: Divulgação

Afya no Amazonas

Líder em graduação em Medicina no país, o Grupo Afya chega ao Amazonas após a instituição concorrer e vencer dois editais do Mais Médicos, programa do governo federal. As obras das faculdades de Manacapuru e Itacoatiara começaram em 2018 e foram concluídas em 2020. No ano seguinte, com as estruturas já instaladas, as unidades receberam a visita do Ministério da Educação (MEC), que aprovou os cursos de Medicina no início de 2022.

Agora, as duas faculdades – que fazem parte do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), um dos braços da Afya – estão prontas para dar início às primeiras turmas de formação de médicos.

A inauguração do Itpac Itacoatiara ocorrerá na segunda-feira, 1º de agosto. Já o Itpac Manacapuru será inaugurado na quarta-feira, dia 3 de agosto.

COMPARTILHE