O ‘Festival de Parintins 2023’, no interior do Amazonas, terá dias de céu claro, com poucas nuvens pelas manhãs até sábado, 1 de julho. O anúncio é da Defesa Civil do Estado, com base em avisos, boletins e informativos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
SAIBA MAIS
- ‘Festival de Parintins 2023’ será transmitido no Largo de São Sebastião, em Manaus
- Festa dos Visitantes: veja programação do evento que antecede o Festival de Parintins 2023, no AM
Ainda segundo as previsões, pode acontecer, no período da tarde, chuva em áreas isoladas do município, mas nada que possa atrapalhar as apresentações dos bois Caprichoso e Garantido.
O 56º Festival de Parintins ocorre de 30 de junho a 2 de julho.
A Defesa Civil estadual segue acompanhando os avisos, boletins e informativos do Censipam e Inmet.
RECOMENDAÇÕES
O chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas, tenente Charlis Barroso, ressalta que, embora o clima seja favorável para as apresentações dos bumbás, é interessante que os visitantes do Festival de Parintins se preparem adequadamente para os dias de intenso calor.
“É crucial que as pessoas que venham a Parintins se hidratem bastante e façam uso intenso de protetor solar, principalmente as pessoas mais vulneráveis, que são as crianças e os idosos”, orientou.
Veja as principais recomendações para os dias de intenso calor:
- Hidratação: No tempo quente, as pessoas perdem muito líquido e sais minerais por meio da transpiração, então é fundamental manter-se hidratado. Evite bebidas alcoólicas e café, dando preferência a um suco natural!
- Proteção solar: Use protetor solar, chapéus e roupas leves para se proteger dos raios solares.
- Vestimenta adequada: Opte por roupas confortáveis e frescas, que permitem a circulação de ar e evitam o desconforto causado pelo calor excessivo.
- Acessórios úteis: Leve um guarda-sol ou boné para proteger-se do sol direto, além de óculos de sol para proteger os olhos.
- Cuidado com os horários: Evite ficar exposto ao sol durante os horários de maior intensidade, entre 10h e 16h. Busque áreas sombreadas ou utilize estruturas de proteção disponíveis no local.