Manaus, 5 de julho de 2022

Festivais

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook Foto: Reprodução/Facebook

Garantido se despede de Marupiara: ‘vai em paz meu jovem poeta’

Marú faleceu nesta quinta, após ser internado com Covid-19.

Da redação

O Boi Garantido fez um texto de despedida para o compositor Rafael Marupiara, que faleceu no fim da noite desta quinta-feira (7/01), após ser internado com Covid-19.

Marú, como era conhecido, pertencia ao quadro de compositores Garantido. Era considerado um “exímio compositor” da nova geração. ‘Matawi-Kukenán’, de 2011, é uma de suas canções mais conhecidas e aclamadas. Veja aqui a lista de músicas compostas por ele.

O texto de despedida é assinado pelo presidente Antonio Andrade, e pela vice-presidente do bumbá, Ida Silva. A mensagem se refere ao compositor como “jovem poeta”, que foi se juntar, no céu, aos “tantos mestres” da poesia.

“Marú, estás na galeria da poesia daqueles que em fantasia nos deram motivos para sonhar. E que sonhos sonhamos juntos! Ver o Garantido serenando ao luar é o quadro imaginário que um dia, você e nós, voltaremos a pintar. Vai em paz meu jovem poeta”, diz o texto.

O Garantido também agradeceu, lembrando o legado deixado pelo compositor em “cada harmonia ritmada”, “cada nota letrada” e “toada apaixonada”.

Leia a íntegra do texto de despedida:

Adeus meu jovem compositor

Eis que Deus, ladeado de imortais versadores e poetas da Baixa notou que em meio a algumas rugas e cabelos brancos, faltava o sorriso de um jovem poeta. Pediu licença e ordenou aos anjos que chamassem o Rafael do Carmo ou Rafael Marupiara. E ele foi…

Sem jeito diante de tantos mestres, Rafael Marupiara olhou para baixo e do alto disse ao povo da Baixa: “Meu canto agora é no céu, cantem por mim aí, que ilumino vocês daqui…”. E assim o Garantido se despede de seu jovem compositor. Agradecendo por cada métrica alcançada. Por cada harmonia ritmada. Por cada nota letrada. Por cada toada apaixonada.

Marú, estás na galeria da poesia daqueles que em fantasia nos deram motivos para sonhar. E que sonhos sonhamos juntos! Ver o Garantido serenando ao luar é o quadro imaginário que um dia, você e nós, voltaremos a pintar. Vai em paz meu jovem poeta.

Antonio Andrade – presidente
Ida Silva – vice

COMPARTILHE