O ‘Festival TRANSamazônicaS’ reúne espetáculos, formação artística e primeira montagem amazônica de ‘Antígona Travesti‘ em Manaus. A programação ocorre de quinta-feira a domingo, 30 de abril a 3 de maio de 2026. Confira.
As atividades acontecem em diferentes espaços da cidade, com apresentações gratuitas e acessibilidade em Libras.
LEIA MAIS: Sesc Amazonas lança edital para artistas compor programação anual de eventos culturais

Participe do grupo do Portal Edilene Mafra no WhatsApp 📲
SOBRE O FESTIVAL
A programação do TRANSamazônicaS – Festival de Teatro Trans da Amazônia, iniciativa realizada pela KUMA Espaço de Criação proporciona formação, circulação artística e protagonismo de artistas trans e travestis na cena cultural amazonense.
O festival une as ações do projeto TRANSamazônicas, contemplado pelo Edital Cultura Trans 2024, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
A proposta fortalece a presença de corpos trans e travestis nas artes da cena, criando oportunidades de formação, intercâmbio e visibilidade para artistas da região Norte.
Antes da abertura oficial da programação, o projeto realizou a aula aberta Encontro Transpofágico, conduzida pela atriz, diretora, transpóloga e dramaturga Renata Carvalho, na Universidade do Estado do Amazonas. A atividade debateu temas como representatividade, prática do transfake, mito do corpo neutro, estereótipos, linguagem, imaginário social, ética e responsabilidade nas produções artísticas.
Um dos destaques do festival é a apresentação de ‘Antígona Travesti’, obra que estreou em 2024 em Roma, Itália, com texto e direção de Renata Carvalho. Em Manaus, o espetáculo ganha um marco inédito: pela primeira vez, a partir da residência artística realizada na cidade, surge uma versão construída com travestis e mulheres trans amazônidas, reunindo 17 artistas da capital.
A residência proporcionou encontros criativos, treinamento cênico e troca de experiências entre artistas locais e nacionais, dessa forma trazendo a primeira montagem amazônica da obra, atravessada por corpos, vivências e narrativas do território.
Para Mariellen Kuma, produtora e idealizadora do festival, a curadoria aposta na diversidade de experiências e na potência dos trabalhos recentes da cena trans:
“Pensamos uma programação que evidencia a diversidade de narrativas e de corpos trans na Amazônia. O festival também se coloca como uma vitrine para que esses trabalhos possam circular e alcançar outros espaços, ampliando a presença de artistas trans em festivais e circuitos nacionais.”
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ‘FESTIVAL TRANSAMAZÔNICAS’
Além de ‘Antígona Travesti’, o público poderá acompanhar outros espetáculos da programação:
QUINTA-FEIRA, 30 DE ABRIL
- 19h – Teatro Gebes Medeiros, será apresentado ‘Deusa Profana’, solo de Randy Souza.
O espetáculo é uma manifestação simbólica que revela a força que mantém uma pessoa trans viva. Entre ruas e bares, histórias de amor, dor e sobrevivência destacam a pluralidade das travestilidades, em um diálogo que busca sensibilizar também o público que não faz parte dessa realidade.
SEXTA-FEIRA, 1º DE MAIO
- 19h – CUFA Amazonas – acontece ‘As Aventuras da Madama Mimi’, com atuação de Nicka e direção de Francy Junior.
A obra é uma contação de histórias com humor e crítica social, conduzida pela personagem Val, que narra as confusões da excêntrica Madama Mimi. Com classificação livre, o espetáculo reúne diferentes públicos em torno de reflexões sobre convivência, empatia e desigualdade social.
SÁBADO E DOMINGO, 2 E 3 DE MAIO
- 19h – Teatro Gebes Medeiros– será apresentada ‘Antígona Travesti’.
Inspirado na tragédia grega de Sófocles, o espetáculo transporta a narrativa para uma megalópole contemporânea marcada por um regime autoritário.
Na trama, Antígona, uma travesti e liderança comunitária, enfrenta o Estado ao reivindicar o direito de sepultar sua filha, também travesti, assassinada de forma brutal, expondo violências estruturais e tensionando poder, memória e dignidade.