O ‘Festival Folclórico de Codajás’ (distante 240 quilômetros de Manaus), um dos mais tradicionais eventos culturais da região, ocorre nesta sexta-feira e sábado, 1º e 2 de agosto de 2025. A festividade acontecerá no Centro de Eventos Sidney Hernani, das 19h às 23h. A entrada é gratuita.
Com o tema ‘O resgate e a valorização da cultura popular codajaense’, a proposta deste ano é fortalecer a identidade local por meio da arte, da tradição e da participação ativa da comunidade.
LEIA MAIS
- Breno Vieira Sateré assina com Jungle Fight e vai representar Amazonas no evento de MMA
- ‘Ciclo Sesc’ ocorre em Manaus e Manacapuru em agosto; saiba como se inscrever

Participe do grupo do Portal Edilene Mafra no WhatsApp 📲
SOBRE O EVENTO
Organizado pelo Instituto Puxirum de Educação e Cultura, organização local dedicada à educação, inclusão e valorização da cultura amazônica, e sob a coordenação do produtor cultural Mário Fernando da Silva Santos, o evento retorna após um hiato de seis anos.
Entre as novidades desta edição está o 1º Concurso Municipal de Quadrilhas de Bairro, que promete movimentar os grupos comunitários e fomentar a criatividade das comunidades codajaenses.
“Este evento é mais do que uma festa: é um movimento de resistência cultural, um espaço onde os bairros mostram sua força criativa, suas cores, suas vozes. Dessa maneira, reforçamos a importância do puxirum, ou seja, da construção coletiva para fazer cultura no Amazonas”, afirmou Mário Fernando, coordenador geral do projeto.
Além de ser um momento importante de celebração cultural, o festival também tem impacto direto na economia local. Para Silvio Barros, coordenador de produção, o evento beneficia diversos setores:
“O festival é importante e necessário, pois além de celebrar nossa cultura popular, ainda movimenta a economia do município de Codajás. É um projeto onde todos ganham: os artistas, os comerciantes e a comunidade”, destacou.
PROGRAMAÇÃO
Durante os dois dias de festival, o público poderá desfrutar de uma programação diversificada, que inclui:
- Apresentações das Quadrilhas Juninas Eldorado e Rosa de Anil
- 1º Concurso Municipal de Quadrilhas de Bairro
- Danças folclóricas das escolas do município
- Feira gastronômica com comidas típicas da região
- Atrações musicais
- Brincadeiras juninas
- Quadrilha improvisada
A entrada é gratuita e o convite está feito para todos que desejam celebrar a cultura, a tradição e a força do povo codajaense. Mais informações nas redes sociais @instituto_puxirum.