Manaus, 2 de dezembro de 2022

Esportes

Foto: Mauro Neto/Faar
Foto: Mauro Neto/Faar Foto: Mauro Neto/Faar

Rio Negro Challenge reuniu 220 nadadores na praia de Paricatuba, no AM

Travessia Almirante Tamandaré completou 50 anos em 2020.

Com informações da assessoria

Maior desafio de águas abertas da região Norte, o Rio Negro Challenge (RNC) reuniu 220 atletas em dois dias de competição, no sábado (12/12) e no domingo (13/12), na praia de Paricatuba, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). A competição, que é promovida pela Associação Aquática Amazonas, contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

Somente no primeiro dia, com a realização da prova de revezamento (Relay), o RNC teve mais de 50 participantes. Já no domingo, além das provas de 2k e 4k, houve também a Travessia Almirante Tamandaré, que completou 50 anos de existência em 2020. Segundo o coordenador do evento, Pierre Gadelha, mesmo diante de uma pandemia, o RNC foi realizado a partir de parcerias e prezou pela saúde de todos os inscritos na competição.

Foto: Mauro Neto/Faar

“Nós nos surpreendemos com o número de atletas que se inscreveram e ficamos muito felizes com esse resultado. Tem sido um ano difícil, e precisamos agradecer a todos pela parceria, em especial ao Governo do Estado que tem prestado um apoio essencial através da Faar. Fizemos testagem de Covid-19 em todos os atletas e staff, para garantir que não tivéssemos nenhum problema de saúde na competição, e assim prezamos pela vida de todos. Para nós o resultado do RNC foi satisfatório”, comentou Gadelha.

Quem também aprovou a competição foi a campeã dos 2k feminino, de apenas 14 anos, Ariadne Gomes, da equipe Sinpol do Estado de Roraima. Ela destacou que se preparou muito para a prova e dedicou a vitória aos pais. “É a minha primeira vez no RNC e gostei bastante. Treinei forte, e o resultado positivo veio. Quero dedicar essa vitória ao meu técnico, amigos da equipe, mas especialmente aos meus pais, que se esforçaram para eu estar aqui hoje”, destacou.

Foto: Mauro Neto/Faar

O diretor-presidente da Faar, Roberto Folhadela, ressaltou a importância do evento e frisou o apoio. “O RNC é um evento esportivo muito importante do calendário anual de competições do nosso Estado, e nós, como pasta de esporte, não podemos deixar de prestar esse apoio. Ressaltamos que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas por todos, estaremos sempre disponíveis para ajudar em projetos que buscam a disseminação e o crescimento esportivo”, concluiu.

Foto: Mauro Neto/Faar

COMPARTILHE