Manaus, 9 de agosto de 2022

Esportes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Programa de talentos para esportes será lançado nesta segunda em Manaus

Mais de 16 mil alunos serão beneficiados pelo programa.

Com informações da assessoria

O Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação (Idecace), em parceria com o Governo do Amazonas, lança o Programa DNA do Brasil – Talentos, nesta segunda-feira (20/6). Ao todo, mais de 16.700 alunos serão beneficiados em todo o estado.

O lançamento acontece, segunda-feira (20/6), ás 15h, na quadra da Escola Estadual Senador Petrônio Portella, Rua Bartolomeu Bueno da Silva, s/n – Dom Pedro II, Zona Oeste de Manaus.

O DNA do Brasil – Talentos promove, por meio da educação e do esporte, o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas. Com a utilização de uma metodologia única e avançada, os professores são capacitados a analisar e impulsionar os estudantes, de acordo com suas áreas de maior aptidão e talento.

Foto: Divulgação

O presidente do Idecace, Wilson Cardoso, explica que o programa usa o esporte como ferramenta de desenvolvimento social e, por isso, promove a formação continuada dos professores de educação física e dos gestores escolares, pois eles são os maiores responsáveis por esse processo.

“Nós somos, hoje, o maior Programa de inclusão social para além dos oferecidos pelo Governo Federal, e por isso, oferecemos para os profissionais da educação uma pós-graduação lato sensu focada em nossa metodologia de detecção e desenvolvimento de talentos; esse curso é certificado pelo MEC. Ainda ofertamos cursos de curta duração, como o de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que possui carga horária total de 40h. Tudo isso, para que consigamos o melhor desenvolvimento dos estudantes e para que eles sejam egressos da vida escolar com um caminho pronto para seguir”, afirmou Cardoso.

Lançamento do Programa DNA do Brasil – Talentos

O lançamento do Programa DNA do Brasil – Talentos contará com a presença dos ex-atletas Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância, e Jadel Gregório, campeão pan-americano do salto triplo. O vocalista do grupo Double You, Willian Naraine, também fará uma apresentação.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), o ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, e o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, também foram convidados.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas, Coronel Marcus Vinícius Oliveira de Almeida, e a Secretária de Educação e Desporto do estado do Amazonas, Maria Josepha Penella Pêgas Chaves, também foram convidados.

Capacitação de professores

Além do evento na Arena da Amazônia, os professores das escolas contempladas receberão capacitação na segunda (20/6) e quarta-feira (22/6).

Durante os dois dias, serão abordados assuntos como: implementação da metodologia do programa, aplicação do protocolo avaliativo e atuação de nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos no Programa, além de como adequar o DNA do Brasil – Talentos às políticas, programas e projetos já existentes nas escolas.

Parceria

O Programa será implementado no estado em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) e com a Polícia Militar (PMAM), por meio das Escolas Estaduais de Gestão da Polícia Militar do Amazonas (PSEGPMAM).

COMPARTILHE