O Campeonato Amazonense de Futebol 2022, na categoria masculino, começa nesta quarta-feira (26/1). Um decreto estadual proíbe a venda de ingressos para os jogos.
Os estádios Arena da Amazônia Vivaldo Lima, Ismael Benigno e Carlos Zamith serão os palcos dos jogos oficiais em Manaus.
A previsão é que o campeonato termine no dia 2 de abril de 2022.

Presença de torcida
Fica definida a suspensão de venda de ingressos, conforme prevê o Decreto Governamental nº 45.103. Enquanto estiverem nas praças, profissionais e convidados do evento deverão fazer o uso da máscara, manter o distanciamento mínimo entre pessoas de 1,5 metro e o uso do álcool em gel.
Sanitização
Fazendo os últimos retoques para os primeiros jogos da temporada, os estádios Arena da Amazônia, Ismael Benigno (Colina) e o Carlos Zamith receberam na segunda (24/1) e terça-feira (25/1), o serviço de sanitização nos ambientes internos e externos. A medida faz parte de um processo de cuidados com a comissão técnica e jogadores, evitando a propagação da Covid-19.
Primeira rodada
Nesta quarta (26/1) e quinta-feira (27/1), cinco jogos serão realizados nas praças administradas pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).
O campeonato começa com a partida do atual campeão amazonense, o Manaus FC, contra o Fast Clube, às 15h desta quarta, na Arena da Amazônia.
No mesmo dia, às 15h30, São Raimundo e Operário se enfrentam no estádio Ismael Benigno e, no Carlos Zamith, também às 15h30, o Amazonas FC duela contra o Manauara EC.
Para fechar a 1ª rodada, na quinta-feira, Nacional e JC se enfrentam no estádio Ismael Benigno, e Clipper e Penarol jogam no Carlos Zamith. Ambos os jogos têm previsão de iniciar às 15h30.
Contrato
O Governo do Amazonas assinou um Contrato de Cessão de Espaço ou Bem Público nº 003/2022, com a Federação Amazonense de Futebol (FAF), na terça-feira (25/1).
Na reunião, ficou acordada a liberação dos estádios Arena da Amazônia Vivaldo Lima, Ismael Benigno e Carlos Zamith para a realização do Campeonato Amazonense de Futebol 2022, na categoria masculino.
“Por determinação do governador Wilson Lima, fizemos as manutenções nos gramados, reparos pontuais e sanitizações nos três estádios, mostrando o comprometimento do Estado, que vem investindo na revitalização em campos nas comunidades e alinhando esses esforços para o alto rendimento nas principais praças esportivas do Amazonas”, disse Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.
De acordo com o documento oficial, assinado por Jorge Oliveira e pelo vice-presidente da FAF, Pedro Augusto, fica definido que a entidade amazonense de futebol conta com isenção do pagamento da taxa de locação, sendo entretanto de responsabilidade da Federação quaisquer danos ocorridos nas praças durante o período em que ocorrer a competição.