Os atletas brasileiros Mateus Nunes e Lucas Santos conquistaram medalha de ouro para o Brasil no Mundial Júnior de Canoagem de Velocidade, na Bulgária, na sexta-feira, 19 de julho de 2024.
Lucas Fonseca foi ouro no kitesurfe no Campeonato Mundial da Juventude, na Itália. Os três atletas são beneficiários dos programas de incentivo ao desporto do Ministério do Esporte.
Mateus, de apenas 18 anos, venceu a final do C2 500m na categoria Canoagem Velocidade Jr ao lado de Lucas Santos.
Os dois são bolsistas na categoria Atleta Internacional, do programa Bolsa Atleta. Mateus será um dos jovens integrantes da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na prova individual da canoa, o C1 1000m.
Já Lucas Fonseca é fruto do programa Revelar Talentos no Núcleo de São Luís, do Maranhão, do Ministério do Esporte. O jovem se consagrou campeão Mundial da Juventude na classe Fórmula Kite. Lançada em abril, a iniciativa procura identificar e apoiar jovens atletas de até 21 anos com potencial de destaque no cenário esportivo. “Tenho 18 anos e, com oito, iniciei no kite. Hoje sou campeão mundial, estou em choque e a ficha ainda não caiu”, conta o atleta.
Além disso, Lucas é preparado no centro de treinamento de kitesurf na capital maranhense, recentemente entregue pelo ministro do Esporte, André Fufuca. O espaço é destinado à preparação de atletas de alto rendimento de kitesurf e vela náutica.
“São iniciativas do governo federal que formam e dão tranquilidade para os atletas competirem e se desenvolverem no cenário esportivo nacional e internacional. Ver esses jovens conquistando medalhas e levando o nome do Brasil mundo afora é uma grande alegria”, destaca Fufuca.
A secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, ressaltou a importância das políticas públicas para o desporto. “É pensando nesses atletas e no potencial deles que implementamos políticas públicas para inseri-los e dar continuidade à caminhada pelo esporte”, conclui.