Manaus, 26 de junho de 2026

Esportes

Foto: Mariana Raphael/MEsp
Foto: Mariana Raphael/MEsp Foto: Mariana Raphael/MEsp

Bárbara Domingos representa o Brasil no Mundial de Ginástica Rítmica

Evento ocorre entre os dias 20 e 24 de agosto, no Rio de Janeiro.

Com informações da assessoria

Bárbara Domingos de 25 anos, já é um nome cravado na história da ginástica rítmica brasileira. Ela vai representar o Brasil, na disputa individual, no Mundial de Ginástica Rítmica, que ocorre entre os dias 20 e 24 de agosto, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro.

A trajetória até o topo não foi feita apenas de fitas, bolas, maças e colãs, mas construída com dedicação, resiliência, sonho e amor por um esporte que, aos poucos, tem conquistado o olhar dos brasileiros.

LEIA MAIS

Foto: Mariana Raphael/MEsp

Participe do grupo do Portal Edilene Mafra no WhatsApp 📲

Nascida em Curitiba, Babi, como é carinhosamente chamada, iniciou sua caminhada no esporte aos seis anos, inspirada pelo brilho de Daiane dos Santos na ginástica artística.

Ao longo dos anos, acumulou medalhas e conquistas, entre elas, um feito inédito para o país: ficar entre as dez melhores ginastas do mundo nas Olimpíadas de Paris 2024.

Com o Mundial sendo disputado em casa, Babi conversou com o Ministério do Esporte e já vive a emoção de competir no ambiente em que o torneio será realizado. “Ter um campeonato mundial no nosso país era um sonho antigo. E a gente está conseguindo realizar isso de uma forma tão bonita. Estou curtindo muito cada momento. Não sabemos quando teremos essa chance de novo.”

Mesmo com o currículo repleto de feitos, Babi não deixa de sonhar e quer mais. “Por mais que eu já tenha sido finalista de Mundial, das Olimpíadas, realizar esse feito no meu país será diferente. E quem sabe uma medalha? A gente pode sonhar e, quem sabe, realizar.”

Beneficiária do programa Bolsa Atleta há 11 anos, Bárbara ingressou no programa de incentivo do Governo Federal em 2014, na categoria Nacional. Passou pela categoria Internacional e, hoje, está no mais alto nível do programa, a categoria Atleta Pódio.

MUNDIAL

Organizado pela Federação Internacional de Ginástica, o Mundial de 2025 reunirá 78 delegações. Estão previstas 111 ginastas na disputa individual e 36 conjuntos na competição por equipes.

A competição deste ano terá um novo formato: as classificatórias individuais ocorrerão nos dois primeiros dias de disputas, das quais sairão as 18 finalistas do individual geral e as oito melhores em cada aparelho.

O terceiro dia será reservado às finais do individual geral, enquanto o quinto e último dia contará com as finais por aparelhos e a disputa de conjuntos.

Desde a candidatura brasileira, o Ministério do Esporte tem investido tanto na realização do evento quanto na preparação das atletas. Foi aportado R$ 1 milhão para viabilizar a campanha que garantiu o Brasil como país-sede. Para estruturar os treinamentos das seleções (conjunto e individual), foram investidos mais R$ 570 mil, além de R$ 490 mil que foram destinados à compra de três tablados oficiais de ginástica, totalizando R$ 2,06 milhões em investimentos diretos do Governo Federal.

Desde 2012, o Brasil já investiu cerca de R$ 17,2 milhões na ginástica rítmica, com recursos voltados para aquisição de equipamentos, realização de competições e desenvolvimento técnico de atletas em diferentes níveis.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!