O novo decreto do Governo do Amazonas só permite eventos sociais de caráter privado e sem a venda de ingressos. Essas festas são limitadas a 50% da capacidade do local e podem reunir, no máximo, 200 pessoas. Os grandes eventos com ou sem venda de ingressos estão proibidos em todo o Estado por tempo indeterminado.
Entre as festas sociais permitidas pelo novo decreto estão casamentos, aniversários e formaturas.
O Governo do Estado anunciou o novo decreto na sexta-feira (7/1), e as restrições já começaram a valer neste sábado (8/1).
Grandes eventos suspensos
O decreto suspende a realização de eventos de qualquer natureza com venda de ingressos em todos os 62 municípios do Amazonas, independentemente da quantidade de público.
A medida de prevenção à disseminação da Covid-19 vale por tempo indeterminado.
No novo documento, o Governo do Estado “estabelece que eventos sociais de caráter privado, sem a venda de ingressos, como casamentos, aniversários, formaturas, podem ocorrer, mas limitados a 50% da capacidade do local e ao máximo de 200 pessoas. Os locais também devem seguir os protocolos de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e regularidade da situação vacinal”.
Em caso de descumprimento do decreto, está prevista multa no valor de R$ 50 mil, podendo chegar até R$ 500 mil.
Aumento de casos
A medida foi tomada após recomendação do Comitê de Crise da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em reunião extraordinária realizada na sexta-feira.
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) identificou o aumento no número de casos de Covid-19 no Estado. A média diária passou de 100 novos casos para 275 nas últimas 48 horas.
Ao anunciar o decreto de restrições, o Governo do Amazonas reforçou a necessidade de a população manter as medidas de prevenção contra a Covid-19 e outras doenças respiratórias, como o uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.