Manaus, 5 de julho de 2022

Editais

Foto: Ricardo Amanajás/Agência Pará
Foto: Ricardo Amanajás/Agência Pará Foto: Ricardo Amanajás/Agência Pará

Universidade do Pará abre processo seletivo para seis cursos de pós-graduação

Na lista, estão Ciências da Religião e Sustentabilidade na Amazônia.

Da redação

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com inscrições abertas para seis processos seletivos de programas de pós-graduação, nos campi de Belém e do interior do Pará. Entre os cursos estão Gestão Pública, Educação Indígena, Ciências da Religião, Cirurgia e Pesquisa Experimental e Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia.

Todas as informações sobre participação, períodos, vagas, taxas e critérios estão nos editais disponíveis no site da instituição: https://www.uepa.br/pt-br/editais.

Para o curso de especialização em Gestão Pública, são ofertadas 40 vagas. As inscrições estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2021. O resultado final está previsto para o dia 1º de março, com previsão para que as aulas iniciem no dia 5 do mesmo mês.

O curso de mestrado profissional em Educação Escolar Indígena oferta 25 vagas e as  inscrições serão feitas até o dia 12 de janeiro de 2021. O resultado final está previsto para abril e as aulas devem começar no segundo semestre.

Podem participar da seleção indígenas, com referendo da comunidade indígena de origem e que tenha diploma de Licenciatura Plena; não indígenas portadores de diploma de Licenciatura Plena e com comprovada atuação em educação escolar indígena nos últimos cinco anos; e servidores docentes e/ou técnicos das Universidades da Associação do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI), Uepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com os mesmos critérios para os não indígenas.

Ciências da Religião

O mestrado em Ciências da Religião da Uepa está com dois processos seletivos abertos para o preenchimento de 45 vagas no curso. Um deles é para oportunidades específicas para indígenas (sete vagas) e quilombolas (nove vagas). As inscrições serão feitas pelo e-mail [email protected], de forma gratuita, até às 18h do dia 15 de janeiro de 2021.

Os candidatos precisarão ser portadores de títulos de graduação em qualquer área do conhecimento, devidamente reconhecidos ou revalidados pelo Ministério da Educação, e deverão comprovar a condição de indígena ou quilombola.

Já o outro edital, também para a seleção do mestrado em Ciências da Religião, oferta 29 vagas, sendo 19 para ampla concorrência e outras 10 destinadas aos professores efetivos com atuação na educação básica das redes públicas estadual e municipal do Pará, em disciplinas das áreas das Ciências Humanas, Letras e das Artes. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail [email protected] até às 18h do dia 11 de janeiro de 2021.

Cirurgia e Tecnologia

Até o dia 1º de fevereiro de 2021, o programa de pós-graduação em Cirurgia e Pesquisa Experimental (Cipe) receberá inscrições para o processo seletivo para a turma de 2021. O curso será destinado exclusivamente aos graduados em cursos da área da saúde, preferencialmente com atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Excepcionalmente, poderá ser aceita a inscrição de candidatos de outras áreas afins, como bioestatística, bioengenharia, informática, robótica e outras, desde que possuam propostas de acordo com as diretrizes do programa.

O processo seletivo para pós-graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia (PPGTEC) também está com inscrições abertas. Os interessados podem enviar a candidatura até 10 de março. O curso destina-se aos portadores de diploma de curso superior de graduação, em qualquer área de conhecimento. São disponibilizadas 16 vagas, sendo oito em cada uma das duas linhas de pesquisas, Desenvolvimento Sustentável e Gestão dos Recursos Agroflorestais. Das oportunidades ofertadas, 13 são para ampla concorrência, uma para Pessoas com Deficiência (PcD) e duas para servidores efetivos da Uepa.

COMPARTILHE