O Teatro Amazonas lançou edital para uso gratuito do espaço cultural em 2023. O certame é voltado à realização de eventos culturais entre os meses de junho a novembro. Leia o edital e confira os critérios.
O certame passou por um período de consulta pública, finalizado na segunda-feira (2/1).
Agora, o edital está recebendo as propostas.

CRITÉRIOS
O contemplado poderá realizar eventos culturais com entrada gratuita ou com entrada a preços populares. “Define-se como “preços populares” a cobrança de até R$ 30,00 (trinta reais) de entrada”, afirma o certame.
De acordo com o edital, as pessoas físicas será possibilitada apenas a realização de eventos com entrada franca.
Se houver cobrança de ingresso, haverá a retenção de uma taxa de R$ 5 a cada ingresso vendido para a empresa operacionalizadora da bilheteria no Teatro Amazonas.
Conforme contrato firmado firmado com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), a empresa Cauanna Serviços de Gráfica Rápida Ltda é a responsável pela bilheteria atualmente.
DATAS DOS EVENTOS
Estão sendo disponibilizadas 25 datas.
As inscrições para o primeiro lote de propostas para eventos a serem realizados entre os meses de junho e agosto ficam abertas até o dia 5 de fevereiro.
O segundo lote, para eventos realizados de setembro a novembro, o período de inscrição será do dia 24 de abril a 25 de maio.
COMO PARTICIPAR
Pessoas físicas e jurídicas podem apresentar projetos ao edital.
Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, instituições, produtores, artistas locais e nacionais com propostas de eventos e espetáculos nas modalidades de audiovisual, teatro, dança, circo, música entre outras.
As propostas serão analisadas pela Comissão de Habilitação, formada por servidores da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela Comissão de Curadoria, composta por artistas renomados, nomeados por portaria.
Após a realização da curadoria em cada lote, haverá a publicação das propostas classificadas. O resultado dos aprovados, no primeiro lote, será divulgado no dia 21 de março e, do segundo lote, no dia 24 de junho.
Os interessados devem cumprir os prazos estabelecidos e preencher todos os itens obrigatórios no site.
EDITAL
Segundo o secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, o edital busca incentivar produtores culturais e a classe artística. “Com a entrada gratuita ou a preços populares, o público tem acesso a um espaço que é nosso, prestigiando uma programação cultural”, afirmou.
Leia o edital nº 01/2023 de Credenciamento Público para Autorização Gratuita de Uso do Teatro Amazonas, no link https://bit.ly/editalusogratuitoTA.