Manaus, 22 de julho de 2024

Dança

Foto: Arquivos/The Fusion Norte Company
Foto: Arquivos/The Fusion Norte Company Foto: Arquivos/The Fusion Norte Company

Companhia do AM se prepara para o Festival de Dança de Joinville e aposta em duo de cunhãs

'The Fusion Norte Company' inscreveu sete coreografias no festival.

Da redação

A Cia de Dança ‘The Fusion Norte Company’, formada por integrantes de diferentes zonas de Manaus, se prepara para participar da 38ª edição do Festival de Dança de Joinville. Neste Dia Internacional da Dança (29/4), o grupo amazonense informou que inscreveu sete coreografias para concorrer no festival. A aposta da companhia é um duo de cunhãs formado por dançarinas com trajes que fazem alusão aos bois de Parintins, Garantido e Caprichoso. O grupo está em busca de apoio financeiro para a viagem.

A ‘The Fusion Norte Company’ é dirigida e coordenada pelo professor André Durand e pelo coreógrafo Elifas Matos. O corpo técnico conta com a professora Helena Izel como conselheira e Rogério Andrade, da cidade de Itacoatiara, no Amazonas, como figurinista.

Na performance fora do Estado, o grupo promete inovar nas coreografias, resgatando a cultura de Manaus e de outros povos. Nesta edição do festival, a companhia de dança inscreveu solos, duos, e conjuntos divididos em jazz, danças urbanas, danças populares brasileiras e internacionais. “Tudo coreografado com maestria e talento”, destacou o professor André Durand.

O grupo já disputou outras edições do festival, conquistando títulos nas categorias ‘Danças Populares’, ‘Solo Feminino’, ‘Solo Masculino’, ‘Danças Urbanas’ e ‘Danças Populares’. Neste ano, a Cia volta ao evento para disputar títulos com companhias de dança do Brasil e outros países.

“Vai arriscar em trilhas regionais, nacionais brasileiras e internacionais com figurinos ricos e bem trabalhados juntos às diversas movimentações desenvolvidas por seus coreógrafos e respectivos trabalhos”, afirmaram Durand e Matos, sobre as disputas desta edição.

Companhia aposta em duo de cunhãs. Foto: Arquivos/The Fusion Norte Company

Festival de Dança de Joinville

Durand destacou que o Festival de Dança de Joinville é o maior evento de projeção da dança no mundo. Diante da pandemia da Covid-19, a organização vem fazendo ajustes no festival desde 2020, para garantir a realização da edição de 2021.

Neste ano, o evento ocorre de 20 a 31 de julho em Joinville (SC), conhecida como ‘cidade da dança’.

A cada edição, o evento recebe as apresentações dos grupos em vídeos. Em 2021, as imagens da Cia ‘The Fusion Norte Company’ foram captadas pelo cinegrafista Flávio Souza, e as trilhas, moldadas pelo DJ Odias. “Com muito profissionalismo, os vídeos serão apreciados pela curadoria do Instituto Festival de Dança de Joinville”, ressaltou o coordenador da companhia amazonense.

O resultado da curadoria deve ser divulgado na primeira semana do mês de maio. As performances escolhidas disputarão nas diferentes categorias do festival.

Apoio

De acordo com André Durand, a cia de dança precisa de apoio para os figurinos, estadia e translado de Curitiba para Joinville. O elenco composto por cerca de 40 pessoas – entre bailarinos, professores técnicos e coreógrafos- já tem as passagens que garantem ida e volta para Joinville.

“A empresa que queira ser parceira, terá sua marca divulgada no material promocional da companhia, como camisas e mídias sociais. Lembrando que o nosso grupo conta com pessoas de várias áreas, entre elas, cabeleireiro, contadora, biomédico, etc.”, disse Durand.

O professor lembrou, ainda, que quem contribui financeiramente com a cultura têm isenção em impostos.

Pessoas físicas e jurídicas podem ajudar a ‘The Fusion Norte Company’. Os contatos do grupo são: (92) 99216-2707 e (92) 99964-7820. Quem preferir, pode fazer doações para o PIX 99964-7820 (telefone da companhia).

O trabalho da companhia de dança pode ser acompanhado pelo perfil do grupo no Instagram https://www.instagram.com/thefusionnortecompanyoficialam.

Companhia levará cerca de 40 pessoas para Joinville. Foto: Arquivos/The Fusion Norte Company

Ensaios

O grupo tem se preparado para as apresentações em Joinville. Os ensaios ocorrem aos fins de semana, com o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), que garante o transporte dos integrantes.

Segundo a companhia, por quase dez anos, o grupo Eucatur Urbano, empresa de transporte público, também apoia a participação do grupo no Festival de Dança de Joinville.

Como contrapartida, a ‘The Fusion Norte Company’ contribui com ações das empresas parceiras, oferecendo aulas laborais e outros serviços, já que a companhia tem, entre seus integrantes, educadores físicos e profissionais formados em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Como fazer parte da companhia

A ‘The Fusion Norte Company’ é resultado da fusão de outras duas companhias: a The Fusion Dance Hip-Hop, criada por André Durand, e Norte Company, de Elifas Matos.

Os dois grupos unificaram os nomes há aproximadamente 15 anos.

Durand informou que a companhia oferece aulas gratuitas aos participantes. Podem fazem parte do grupo pessoas com idades entre 13 e 50 anos. “O adolescente de 13 a 19 anos precisa apresentar boas notas na escola para participar”, ressaltou o professor.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!