Manaus, 7 de agosto de 2022

Cultura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Rui Machado celebra 40 anos de carreira com espetáculo em Manaus

Espetáculo será apresentado no dia 18 de agosto, no Teatro Amazonas.

Com informações da assessoria

O artista plástico e compositor amazonense, Rui Machado, celebra 40 anos de carreira com espetáculo em Manaus. Com entrada gratuita, ‘Acordes Visuais’ ocorre no dia 18 de agosto de 2022, no Teatro Amazonas. Haverá, ainda, transmissão pela TV Encontro das Águas.

O espetáculo vai reunir convidados, entre eles, Márcia Siqueira, que serão acompanhados da Orquestra Amazonas Filarmônica, regida pelo Maestro Marcelo de Jesus.

A programação do evento também conta com exposição de quadros no hall do equipamento cultural e um vídeo vai ficar disponível nas redes sociais de Rui Machado. Nas obras de arte, o artista traz a cultura dos povos originários e a diversidade das culturas tradicionais.

Rui Machado. Foto: Divulgação

“A expressão da arte dele é a cultura originária e a valorização da cultura identitária. O que ele faz é uma forma de resistência, em 40 anos de carreira ele atravessou vários períodos políticos e vários ‘Brasis’, e hoje ainda precisamos falar sobre os nossos povos originários”, disse Cléia Viana, diretora do espetáculo e curadora da exposição ‘Acordes Visuais’.

Rui Machado sempre levou a Amazônia em suas composições, colecionando recordações de carinho e reconhecimento de sua arte e doação.

“Ao longo desses anos coleciono cartas e textos de pessoas importantes do Amazonas e do Brasil, amigos queridos como o cacique David Kopenawa, do diretor Global do Fórum do Meio Ambiente, carta da embaixada dos Estados Unidos e de Portugal, carta da escritora brasileira Nélida Piñón e tantos outros, e agora vamos dividir alguns trechos dessas lembranças com o público no espetáculo”, declarou Machado.

Rui Machado. Foto: Divulgação

‘Acordes Visuais’

O evento está marcado para o dia 18 de agosto no Teatro Amazonas, um dia após o aniversário de Rui Machado.

Além do espetáculo musical gratuito, a programação conta com exposição de quadros no hall e um vídeo que ficará disponível nas redes sociais do artista (@ruimachadoam).

Aqueles que não puderem estar presente, o espetáculo musical ‘Acordes Visuais’ será transmitido pela TV Encontro das Águas.

Rui Machado

Rui Machado realizou sua primeira exposição em 1982 no hall do Teatro Amazonas, com o nome “Travessia”, com apoio do jornalista Carlos Aguiar e apresentação do artista plástico Moacir Andrade. Seu primeiro prêmio de pintura veio no mesmo ano com o ‘Quadro Travessia’.

Em 1984 lançou o livro ‘Anjos e Mistérios’, com apresentação da escritora Cacilda Barbosa e orelha assinada por Áureo Mello. Em 2017 ganhou seu primeiro prêmio de música, com a canção ‘Remando Estrelas’ em parceria com Valdo Cavalcante.

COMPARTILHE