Um grupo de artistas de Parintins se reuniu para criar o projeto que reúna diferentes segmentos da cultura parintinense. O ‘Puxirum’, palavra originária do Tupi e que significa mutirão, vai promover eventos online, com artistas da Ilha Tupinambarana. A programação está em construção e as datas de realização ainda serão divulgadas.
O projeto é coordenado pelo ator Fabiano Baraúna, que também é diretor e pesquisador em Artes Cênicas. O Puxirum também tem como colaboradores artísticos a professora e bailarina Irian Butel, além do artista plástico Geremias Pantoja (Gereca) e Erivan Tuchê, que fazem a construção poética da Mostra de Artes Integradas.
Fabiano Baraúna contou que a ideia do Puxirum surgiu com o produtor cultural Victor Kaleb, que tinha a proposta de fazer trabalhos presenciais. Com a pandemia da Covid-19, as atividades precisaram ser adaptadas.
Agora, a maior parte da programação será virtual, com oficinas, mostras, exposições e vídeos de dança. “A ideia principal era trabalhar na Mostra com oficinas artísticas de forma presencial e com espetáculos e performances pela cidade. Com o aumento da pandemia, tivemos que nos ressignificar e adaptar quase todos os trabalhos para um formato virtual. Apenas três oficinas estão em formato presencial, com um público reduzido, a oficina de muralismo, estamparia e oficina de Teatro de Rua”, disse.
União
As atividades do projeto Puxirum estão sendo realizadas no Centro Educacional Infantil Chapeuzinho Vermelho e, segundo a coordenação, contam com aval da Secretaria Municipal de Parintins.
Iracema Hatta, gestora da unidade escolar, destacou a parceria firmada com o Puxirum. “Enquanto não acontecem as aulas presenciais, em conversa com o secretário de Educação, Azamor Pessoa, a escola está à disposição do projeto para reuniões ou produções, com uma equipe reduzida para, no máximo, seis pessoas. Acho importante a parceria Educação/Arte/Cultura e apoio o Puxirum por essa visão também”, disse.
Artistas
Os artistas que integram o Puxirum trabalham no Festival Folclórico de Parintins e nos carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo Irian Butel, coordenadora artístico-pedagógico, os profissionais vão unir forças para expandir o projeto.
“Importante ressaltar que o Puxirum é uma convergência de projetos. Muitos artistas que tiveram projetos aprovados no município estão vindo somar com a gente. Eu avalio essa iniciativa de forma positiva. Estamos transformando a dificuldade da pandemia em produção artística para o município”, disse.
Os profissionais que fazem parte do projeto Puxirum também somam trabalhos nos bois Caprichoso e Garantido. Artistas como Algles Ferreira, Alex Salvador, Alessandro Oliveira, Élio Siqueira, Leonardo Pantoja, Rodrigo Cabral e Pedro Evangelista integram o time.
Pedro Evangelista trabalha como coreógrafo do Boi Garantido há mais de 20 anos. Com o Puxirum, ele vai estrear no segmento de Artes Visuais.
O teatrólogo Ismael Farias, um dos criadores do Grupo de Teatro UlhaJá!, vai ministrar uma oficina sobre confecção e técnicas de perna de pau.
Geremias Pantoja terá uma exposição de caricaturas no Mercado Municipal de Parintins. “A expectativa é que esse trabalho seja bem aceito. Tenho certeza que vai ganhar uma dimensão muito grande. Nós temos vários artistas renomados somando conosco”, afirmou.
O projeto foi contemplado no Prêmio Feliciano Lana, por meio da Lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e governo federal.
Artistas que fazem parte do Puxirum:
- Algles Ferreira
- Alessandro Oliveira
- Alex Salvador
- Aury Cordovil
- Cézar Nogueira
- Coletivo literário Poesia Parintins (Clipe)
- Dagilza Oliveira Araújo
- Derick Tavares
- Élio Siqueira
- Geremias Pantoja (Gereca)
- Glaedson Azevedo
- Ismael Farias
- Jr Fuziel
- Karlen Santos
- Leonardo Pantoja
- Luh Cansanção
- Marcia Santos
- Mário Oliveira
- Pedro Evangelista
- Rodrigo Cabral
- Marcelo Bilela
- Miguel Carneiro
- Nadine Campos
- Simone Barbosa
- Vitor Kaleb
- Waldir Santana