Manaus, 26 de abril de 2024

Cultura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Parintinense expõe quadros amazônicos em Manaus e coloca obras à venda

Confira fotos dos quadros da exposição 'Cocares Emoldurados'.

Da redação

O artista plástico e figurinista parintinense Alessandro Oliveira realizará a exposição ‘Cocares Emoldurados’, em Manaus. A mostra, que reúne obras e peças indígenas, estará em cartaz a partir desta quinta-feira (5/8). Todas os quadros exibidos na exposição estão à venda.

Os visitantes e interessados na compra podem conferir as peças no Shopping do Artesanato e Economia Solidária, situado na Avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul de Manaus. A exposição permanecerá no local por 30 dias.

Foto: Divulgação

A mostra é recebida pela segunda vez pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), responsável pelo shopping que exibirá a mostra.

Conforme a titular da Setemp, Neila Azrak, a realização do evento vai render bons resultados ao artista. “Estamos sempre à disposição e de portas abertas para receber todos os profissionais que dedicam suas vidas em fazer artes, por meio do artesanato. Temos certeza de que esse evento será um sucesso, assim como foi o primeiro”, disse.

Foto: Divulgação

Exposição

Além dos cocares, as obras reúnem outros elementos que compõem traços indígenas elaborados pelo artista. Sem o Festival de Parintins e sem o Carnaval, o parintinense buscou se reinventar na pandemia.

“A ideia surgiu a partir de um trabalho que fiz antes da pandemia. Como as pessoas não estavam saindo de casa por conta da pandemia e começaram a investir, veio a ideia de fazer decorações de ambiente. Eu me reinventei. Comecei a criar os meus cocares e emoldurados, os conjuntos de elementos indígenas, que hoje se tornaram o meu retorno financeiro”, disse Alessandro, ao Portal Edilene Mafra.

Será a terceira exposição de ‘Cocares Emoldurados’ do artista plástico. Para esta edição, ele preparou uma novidade: o lançamento de duas peças de araras emolduradas. “As araras, vermelha e azul, são feitas de pena, e minha inspiração foi nas araras da Amazônia”, ressaltou.

A exposição de cocares é um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, criada para auxiliar os trabalhadores da cultura, classe afetada pela pandemia. A proposta é pioneira na carreira do artista.

Foto: Divulgação

Carreira

Alessandro Oliveira produz figurinos individuais para o Festival de Parintins. O artista já trabalhou para os dois bumbás, Garantido e Caprichoso. Nos últimos cinco anos, tem atuado no Boi Garantido.

No bumbá vermelho e branco, ele assina figurinos de alguns itens oficiais, como o pajé, cunhã-poranga, porta-estandarte e rainha do folclore.

O artista também trabalha há 12 anos para o Carnaval de São Paulo. Nos últimos anos, atuou na Escola de Samba Mocidade Alegre, como decorador de carros alegóricos. Ele também faz o figurino dos destaques e comissão de frente e já assinou a roupa de mestre-sala.

Foto: Divulgação

Shopping

O Shopping do Artesanato e Economia Solidária fica na Galeria+, na Avenida Djalma Batista, 1.018, bairro Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus.

O local funciona de segunda a sábado, no horário das 10h às 17h.

Foto: Divulgação

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!