O artista brasileiro Eduardo Kobra arrecadou cerca de R$ 700 mil com a venda da obra ‘Respirar’. A obra arte foi produzida em um cilindro de oxigênio inativado. O valor arrecado será utilizado na construção de duas usinas de produção de oxigênio para ajudar o Amazonas.
A pintura tridimensional mostra um recipiente com uma árvore plantada dentro. Segundo o artista, com o valor arrecadado será possível produzir o equivalente a 1,4 mil cilindros de oxigênio por mês, que vão abastecer as unidades hospitalares do Amazonas.
“Isso representa um sopro de vida, esperança, renovação, nesse momento delicado e triste. A obra também poderá ser vista em alguns pontos da cidade de São Paulo”, informou Kobra.
O artista utilizou um cilindro de oxigênio vazio para fazer a pintura. A obra, de acordo com ele, retrata a dor da pandemia e faz um alerta para a preservação da Amazônia.
Kobra afirmou que esta foi a primeira obra oficial desenvolvida pelo Instituto Kobra, que contou com a parceria dos voluntários do União BR e o Grupo Vertical Garden.
Natural de São Paulo, onde mora até hoje, o artista Eduardo Kobra tornou-se um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade. Uma de suas obras mais famosas é ‘O Beijo’, executada em 2012, no High Line, em Nova York – apagada quatro anos mais tarde.