Manaus tem uma agenda de exposições com entrada gratuita nos espaços culturais do Amazonas em 2024. Confira as opções, além dos dias e horários da visitação turística.
CONFIRA A AGENDA DE EXPOSIÇÕES EM MANAUS
EXPOSIÇÃO ‘JAPONESA’
Manaus recebe a nova exposição ‘Ambientes Construídos: um guia alternativo do Japão’, até o dia 3 de fevereiro de 2024. A visitação ocorre no Palácio da Justiça, Centro, de segunda a sábado, das 9h às 15h. A entrada gratuita
Nas terças-feiras e domingos, o espaço cultural fica fechado para visitação.
A mostra reúne vários painéis de obras relacionados a paisagens e construções japonesas consideradas como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que são apresentados em fotografias, textos e vídeos.
Os elementos são montados de forma que os visitantes possam visualizar tridimensionalmente os arquipélagos que formam o Japão.
EXPOSIÇÃO ‘REMINISCÊNCIAS’
A exposição ‘Reminiscências’ da artista plástica Naia Arruda recebe visitação gratuita em Manaus, até o 1º de março de 2024. A mostra está em cartaz no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua), Centro.
A visitação ocorre de segunda-feira à sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e das 13h às 16h, no Caua, localizado na Rua Monsenhor Coutinho, nº 724, Centro de Manaus.
A exposição ‘Reminiscências’ reflete as lembranças vividas tanto em sua vida acadêmica, da artista enquanto discente do Curso de Licenciatura Plena em Artes Plástica (Ufam), quanto em sua vida cotidiana entre as cidades de Manaus (Brasil) e Enzenkirchen (Áustria).
EXPOSIÇÃO TEIA -MOSTRA LITERÁRIA DE FANZINES
A exposição Teia – Mostra Literária de Fanzines, recebe visitas na Galeria do Largo, no Centro de Manaus, em torno do largo de São Sebastião. A entrada é gratuita.
A mostra destaca a arte urbana por meio de fanzines e de registros de materiais impressos.
O espaço abre de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h. Todas as sextas-feiras tem sarau com artistas convidados.
EXPOSIÇÃO ‘RE (CORTE) EX(POSITIVO)
A exposição ‘re(Corte) ex (Positivo)’ também recebe visitas na Galeria do Largo, no Centro de Manaus, em torno do largo de São Sebastião, de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h. A entrada é gratuita.
A exposição ‘re(Corte) ex (Positivo)’ mostra registros que compõem Manaus e interior do Amazonas.
EXPOSIÇÃO BUY CITY
A exposição ‘Buy City’ está instalada na Galeria do Largo Centro de Manaus. A mostra é representada em telas do artista catarinense Buy Chaves, que consolidou carreira nas artes plásticas no Amazonas.
Galeria do Largo, fica localizada na Rua Costa Azevedo, 290, Centro de Manaus. O espaço abre de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h.
EXPOSIÇÃO CIDADE DE SANTA ANITA
A exposição ‘Cidade de Santa Anita’ é permanente e está instalada Galeria do Largo Centro de Manaus, e recebe visitas de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h. A entrada é gratuita.
A mostra traz o restauro da réplica de uma cidade imaginária em miniatura, criada pelo escritor e historiador amazonense Mário Ypiranga Monteiro. A exposição é uma maquete e possui mais de 7 metros quadrados de comprimento com 14 módulos, que trazem a regionalidade da metrópole manauara.
EXPOSOUFFLÉGRAFIA+10
A ExpoSouffléGrafia + 10′ também recebe visitas na Galeria do Largo, localizada na Rua Costa Azevedo, nº 290, Centro. A entrada é gratuita.
A mostra celebrar os dez anos da companhia de teatro ‘Soufflé de Bodó‘. As visitas ocorrem de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h.
EXPOSIÇÃO MIRIÃ SUTIRI
A mostra ‘Miriã Sutiri – Máscaras de Pássaros’ da artista Duhigó, recebe visitas até o dia 25 fevereiro de 2024. As visitadas ocorre na Galeria do Largo, Centro de Manaus, quarta a domingo, das 15h às 20h. A entrada é gratuita.
Nas telas, a pintora expressa, principalmente, a cultura ancestral da Amazônia na cosmovisão indígena. Também costuma representar em seus trabalhos, o cotidiano próprio das ‘nações’ indígenas, seus artefatos e elementos mitológicos.
EXPOSIÇÃO ‘SAMUEL BENCHIMOL’
Manaus ganhou uma exposição permanente com espaços instagramáveis. O memorial ‘Samuel Benchimol’ fica no Povos da Amazônia (antiga Bola da Suframa). A visitação é gratuita.
O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 15h.
Uma estátua de Benchimol, assinada pelo parintinense Jair Mendes, ocupa o espaço, além de totem digital com vídeos e fotos, e objetos feitos de madeira reaproveitada de embarcações.
O Centro Cultural Povos da Amazônia, também recebe as exposições ‘Olhares da Amazônia’ de Ong Image Magica e ‘Territórios de Existência Um Olhar sobre a identidade indígena’ de Maria Eduarda. As mostras ficam em cartaz até o dia 31 de janeiro de 2024.