Manaus, 17 de junho de 2024

Cultura

Foto: Michael Dantas/SEC-AM
Foto: Michael Dantas/SEC-AM Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Manaus sediará o primeiro debate do programa (re) Conexões na região Norte

Programação ocorre auditório do Palacete Provincial, no dia 14/6.

Com informações da assessoria

Manaus sediará o primeiro debate do programa (re) Conexões na região Norte, no dia 14 de junho de 2024. A programação será realizada das 8h30 às 18h, no Auditório Palacete Provincial, Centro. As inscrições estão abertas.

Os profissionais de museus, coletivos, pontos de memória e grupos sociais poderão participar do evento presencialmente, de forma gratuita.

O (re)Conexões visa à elaboração de relatórios de sistematização e análises de conteúdos referentes ao processo de construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035.

Foto: Michael Dantas/SEC-AM

SOBRE O EVENTO

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), promovem debates que serão sistematizadas e encaminhadas para votação e aprovação no 8º Fórum Nacional de Museus.

O 8º Fórum Nacional de Museus ocorre em novembro de 2024, em Fortaleza (CE).

O evento é realizado com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

PROGRAMÇÃO

A programação terá início às 8h30 se estendendo até 12h30, com um plenário geral e, de 14h até 18h, serão formados quatro grupos para trabalhar cada um dos diferentes eixos temáticos.

Os grupos serão divididos em quatro ambientes diferentes, sendo eles:

  • Auditório do palacete provincial, a antiga sala de Arqueologia (em frente ao auditório)
  • Museu da Imagem e do Som, e o
  • Museu de Numismática Bernardo Ramos
  • Ao final das discussões e propostas, todos grupos devem se reunir novamente no auditório para uma apresentação única do que foi levantado e decidido.

INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas pelo link (https://forum.museus.gov.br/inscricao-individual/).

Atenção: ao inserir os dados de cadastro, quando enviar a inscrição, você será direcionado para outra página, onde deverá escolher em qual região deseja participar do evento (re)Conexões.

(RE)CONEXÕES

Lançado em janeiro deste ano, o (re)CONEXÕES é uma retomada do Programa Conexões, lançado pelo Ibram em 2012.

Nesta edição de 2024, essa atividade tem como objetivo realizar uma consulta ampla, democrática e potente, visando coletar contribuições para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, um documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil.

Os quatro diferentes eixos que serão debatidos têm, cada um, suas próprias diretrizes, que dizem respeito à temática abordada. São eles:

Eixo 1 – Democratização, participação social e institucionalização do campo museal. Focado em estruturar, fortalecer e institucionalizar o setor museal, alinhando-se ao Sistema Nacional de Cultura. Envolve a criação de instâncias democráticas e de participação social para construir e monitorar a política museal.

Eixo 2 – Identidade, patrimônio cultural musealizado, memória e educação. Visa valorizar, preservar e promover o patrimônio cultural musealizado e em musealização, respeitando a diversidade regional e social. Destaca a relação dos museus com a educação como função essencial.

Eixo 3 – Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política museal. Foca na valorização do patrimônio cultural com ênfase na diversidade, interculturalidade e acessibilidade.

Eixo 4 – Fomento, sustentabilidade e economia dos museus. Define estratégias para garantir a sustentabilidade dos museus, apoiando projetos e reconhecendo sua importância na economia criativa. Promove a sustentabilidade em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!