Manaus, 20 de maio de 2022

Cultura

Foto: Alex Pazuello/Semcom
Foto: Alex Pazuello/Semcom Foto: Alex Pazuello/Semcom

Manaus recebe 20ª edição da ‘Semana Nacional de Museus’; confira a programação

O evento contará com atividades gratuitas.

Da redação

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) promove, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 20ª edição da ‘Semana Nacional de Museus’. O evento tem início na segunda-feira (16/5) e segue até o dia 22 de maio com diversas atividades gratuitas. Confira a programação completa.

As inscrições para participar estão abertas pelo site da Manauscult (manauscult.manaus.am.gov.br). Para acessar o link direto basta clicar aqui.

A população poderá participar gratuitamente de várias atividades, como: rodas de conversas, palestras e oficinas sobre patrimônio material, imaterial, teatro de bonecos, visita guiada, introdução à arqueologia e espaços modernistas, ladrilho hidráulico para iniciantes, além de conhecer a iconografia do Centro de Manaus por intermédio das janelas históricas.

Museu da Cidade de Manaus vai receber programação da Semana Nacional do Museu. Foto: Alex Pazuello/Semcom

As atividades acontecerão no Museu da Cidade de Manaus (Muma), no Centro Cultural Óscar Ramos (CCOR), Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista e no Pavilhão Universal.

Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, a programação do evento está voltada às mais variadas áreas da cultura, como forma de fortalecer o reconhecimento e dar visibilidade aos museus, principalmente, mostrando a força dos museus durante a pandemia, em que o setor museal sofreu grandes impactos e precisou mudar a dinâmica e interação com o público.

“Atravessar o período da pandemia de Covid-19 exigiu um esforço de resistência e transformação por parte do setor museal, no ano passado, por exemplo, realizamos o evento de forma virtual, mas, nesta edição, voltamos com as atividades presenciais. Programamos diversas ações ao longo da semana, com o objetivo de aproximar a população manauara do Museu da Cidade de Manaus, da nossa história, da identidade do povo manauara, promovendo o enriquecimento cultural da população e proporcionando aos participantes, uma experiência de viver a cidade como um campo museológico, além disso, vamos levar a programação para outros espaços culturais da prefeitura” explicou Oliveira.

‘Semana Nacional de Museus’

A temporada cultural ocorre todo ano, sendo uma das ações da Política Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus. O evento marca a comemoração do ‘Dia Internacional dos Museus’, celebrado no dia 18 de maio, e tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo assunto.

Museus, profissionais e comunidades museais são convidados a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

Com o tema ‘O Poder dos Museus’, neste ano, a proposta do evento é reconhecer nos museus a capacidade de se reinventar em momentos de crise, de ser partícipes em processos de transformação social e agentes de mudanças conectadas com a história, cultura, arte, ciência e com a vida.

SNM em Manaus

As atividades terão início na próxima segunda-feira (16/5), às 9h, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado na rua Gabriel Salgado, no Paço da Liberdade, centro histórico, em frente à praça Dom Pedro II, com a roda de conversa ‘Uma ponte entre Brasil e Venezuela – O encontro de duas grandes culturas’, em parceria com a empresa de consultoria educacional Tangram Educa e com a Organização da Sociedade Civil (OSC), ‘Hermanitos’.

A programação é aberta ao público e sem necessidade de inscrição, e segue até às 18h, com roda de conversa, exposição, visita guiada, apresentação de dança e música com crianças venezuelanas, oficina e teatro de bonecos.

“No Museu da Cidade de Manaus, o participante vai poder absorver, não só a nossa cultura local, mas também a cultura de um país vizinho, que também faz parte da Amazônia Legal. Tradições culturais, musicais e gastronômicas da Venezuela estarão presentes na abertura do evento. Será um dia inteiro de intercâmbio cultural entre Brasil e Venezuela” explica o diretor de políticas culturais da Manauscult, Wallace Almeida.

Na terça-feira (17/5), das 9h às 14h, ocorrerá no Centro Cultural Óscar Ramos (CCOR), localizado na rua Bernardo Ramos, casas 69 e 77, centro histórico, a oficina sobre patrimônio material e imaterial ‘Museu, Minha Cidade’ com o arquiteto e urbanista do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Leonardo Normando. Durante a atividade, os participantes terão uma aula sobre patrimônio e irão pôr em prática o que aprenderam através de fotografias, que ficarão disponibilizadas no site da Manauscult. Para a oficina estão sendo oferecidas 30 vagas.

A Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, localizada na rua Monsenhor Coutinho, 529, Centro, de 9h às 10h30 e de 14h às 15h30, abrigará, na quarta (18/5), um circuito teatral que vai contar a história de Manaus através de publicações que estão abrigadas na biblioteca. As vagas são destinadas aos alunos do ensino médio da Escola Municipal Antônia Alexandrina.

Na quinta-feira (19/5), o Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), na avenida 7 de Setembro, 350, centro histórico, em frente ao Les Artistes Café Teatro, sedia uma aula que irá retratar a arqueologia lúdica, voltada para crianças, com o objetivo de criar o pensamento crítico acerca da arqueologia em Manaus, ministrado pela arqueóloga Vanessa Benedito. As vagas para a oficina são destinadas aos alunos do ensino fundamental da Escola Sagrado Coração de Jesus.

Na sexta-feira (20/5), de 9h às 12h, no Pavilhão Universal, localizado na praça Tenreiro Aranha, Centro, os participantes terão uma aula de arquitetura histórica voltado à ‘Semana da Arte Moderna’, com a palestra ‘Novos olhares sobre espaços modernistas na cidade de Manaus’, ministrado pelas arquitetas Thatyana Marques e Isabella de Bonis.

Na segunda parte do evento, acontecerá uma visita guiada no Amazon Bus, levando os participantes aos pontos turísticos e prédios históricos da cidade. Para a aula estão sendo oferecidas 30 vagas.

A importância e o emprego do ladrilho hidráulico nas construções antigas de Manaus será foco da oficina ministrada por Clissia Monteiro e Felipe Pereira, que ensinarão aos presentes a confeccionar seu próprio ladrilho hidráulico. A atividade acontece no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), na avenida 7 de Setembro, centro histórico, em frente ao Les Artistes Café Teatro. Para a aula estão sendo oferecidas 30 vagas.

O encerramento do evento acontece na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, na rua Monsenhor Coutinho, 529, centro histórico, de 9h às 11h30, com a oficina ‘Iconografia através das janelas do centro histórico de Manaus – Desenho das janelas de Manaus’, mediado pela Suany Ximenes.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SNM EM MANAUS

Segunda-feira (16/5)

Roda de conversa ‘Uma ponte entre Brasil e Venezuela’
Roda de conversa, exposição, visita guiada, apresentação de dança e música com crianças venezuelanas, oficina e teatro de bonecos.
Endereço: Museu da Cidade de Manaus (Muma), rua Gabriel Salgado, Centro Histórico de Manaus
Horário: 9h às 18h
Aberto ao público

Terça-feira (17/5)

Oficina ‘Museu, Minha Cidade’ sobre patrimônio material e imaterial
Palestrante: Leonardo Normando, Arquiteto e Urbanista do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb)
Endereço: Centro Cultural Óscar Ramos (CCOR), rua Bernardo Ramos, casas 69 e 77, Centro Histórico de Manaus
Horário: 9h às 14h
Vagas: 30

Quarta-feira (18/5)

Peça teatral ‘O poder da biblioteca e dos livros para difusão da história e memória da cidade de Manaus’
Endereço: Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, rua Monsenhor Coutinho, 529, Centro Histórico de Manaus
Horário: 9h às 10h30 e 14h às 15h30
Evento apenas para convidados

Quinta-feira (19/5)

Palestra ‘Pequenos Arqueólogos’ – Introdução à Arqueologia para crianças
Palestrante: Vanessa Benedito, arqueóloga
Endereço: Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), avenida 7 de Setembro, 350, Centro Histórico de Manaus
Horário: 8h às 10h
Evento apenas para convidados

Sexta-feira (20/5)

Palestra ‘Novos olhares sobre espaços modernistas na cidade de Manaus’
Palestrantes: Thatyana Marques e Isabella de Bonis
Endereço: Pavilhão Universal, praça Tenreiro Aranha, no Centro
Horário: 9h às 12h
Vagas: 30

Sábado (21/5)

Oficina ‘O ladrilho hidráulico como ornamento arquitetônico na cidade de Manaus’
Palestrantes: Clissia Monteiro e Felipe Pereira.
Endereço: Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), avenida 7 de Setembro, 350, Centro Histórico de Manaus
Horário: 9h às 11h
Vagas: 30

Domingo (22/5)

Palestra ‘Iconografia através das janelas do Centro Histórico de Manaus’ desenho das janelas de Manaus.
Palestrante: Suany Ximenes
Local: Museu da Cidade de Manaus (Muma), rua Gabriel Salgado, Centro Histórico de Manaus
Horário: 9h às 11h30
Vagas: 30

COMPARTILHE