Manaus, 25 de abril de 2024

Cultura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Indígenas de Manaus promovem live com manifestações culturais de cerimônia milenar

Parque das Tribos realiza a 'Dabukuri Digital' no dia 25 de abril.

Da redação

Indígenas vão promover a ‘Mostra cultural indígena – Dabukuri Digital’ no dia 25 de abril, em Manaus. Na live, serão apresentadas as manifestações culturais dos povos indígenas do Parque das Tribos, comunidade situada no bairro Tarumã, Zona Oeste da capital. A Dabucuri, que significa ‘festa da partilha’, é uma cerimônia milenar que reúne danças, pinturas corporais, aliança política, arranjos matrimoniais e muitas outras atividades.

De acordo com a organização do evento online, a mostra digital é apresentar as manifestações culturais dos povos indígenas ao mundo. A ideia é promover troca de experiências culturais e artísticas entre indígenas e não indígenas.

Grupo Munduruku. Foto: Divulgação

“A ideia da Mostra cultural Dabukuri surgiu a partir da minha vontade de promover um evento para mostrar o potencial das atividades artísticas e culturais dos indígenas residentes no parque das tribos”, informou Fabiene Priscila, produtora de eventos e idealizadora do projeto Dabukuri Digital.

A live vai começar 16h do dia 25 de abril, e será realizada pelo Facebook no perfil @dabukuridigital. A ação faz referência ao abril indígena, mês de luta e resistência dos povos originários da Amazônia.

Os artistas e artesãos indígenas que participarão do projeto residem na comunidade Parque das Tribos, onde moram, aproximadamente, 2 mil indígenas pertencentes a 35 etnias.

Grupo Mowatcha – Ticuna. Foto: Divulgação

Dabukuri

De acordo com a organização do evento, Dabucuri é uma cerimônia milenar dos povos indígenas da região do Alto Rio Negro. Durante a cerimônia ocorrem trocas de saberes e conhecimentos que envolve cantos, música, dança, ofertas de frutos, alimentos, histórias, ornamento e artesanatos, pinturas corporais, ritos de passagens, momentos de aliança política, social e arranjos matrimoniais.

Os indígenas realizavam as cerimônias, nas quais se pintavam, se paramentavam para dançar e cantar ao som de vários tipos de instrumentos musicais.

O Dabukuri Digital é uma mostra cultural indígena no formato hibrido (presencial e live streaming). A intenção é atingir um público mais extenso. O projeto também promoverá oficinas online de confecção artesanal de bijuterias com sementes e pinturas de grafismo indígenas.

Grupo Eware. Foto: Divulgação

Sobre o projeto

As ações culturais e artísticas da Dabukuri Digital reúnem uma diversidade de atividades desenvolvidas em sua totalidade por indígenas de etnias distintas, o que torna o evento uma pluralidade de culturas e multilínguismo, característico do ritual do Dabucuri.

“Agregando valor antropológico imensurável ao evento e, oportunizando ao público que assistir a live e participar das oficinas online, um contato ainda que virtual, com os representantes legítimos dos povos originários da Amazônia”, destacou a organização.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Feliciano Lana, que é organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) e recebeu recursos da Lei Aldir Blanc. Um trio de mulheres produtoras com grande atuação no cenário cultural de Manaus idealizou a iniciativa. São elas: as atrizes Fabiene Priscila e Patrícia Mazzullo e a artesã e professora indígena Claudia Baré.

A organização do evento lembrou que a pandemia impôs o isolamento das pessoas e o fechamento de locais. “É notória a complicada situação a que foi relegada os artistas e artesãos indígenas, quando todos eles foram obrigados a deixar de produzir em seus campos, o que resultou em extrema dificuldade de sobrevivência”, afirmou.

A mostra dará visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos povos indígenas que residem na área urbana de Manaus. Eles sobrevivem, principalmente, de suas apresentações culturais e da venda de artesanatos.

Grupo Teatral Makiritari. Foto: Divulgação

SERVIÇO

O que: Mostra cultural Indígena – Dabukuri Digital
Loca: Facebook, no link https://www.facebook.com/dabukuridigital
Data: dia 25 de abril
Horário: às 16h

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!