Manaus, 3 de dezembro de 2021

Cultura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Exposição inédita do artista Arnaldo Garcez entra em cartaz em Manaus

Obras da exposição são inspiradas no calor que irradia em Manaus.

Por Sabrina Rocha

A exposição inédita ‘Reflexos do Cotidiano’, do artista plástico Arnaldo Garcez, entra em cartaz em Manaus, nesta sexta-feira (8/10), no Pavilhão Universal em frente a praça Tenreiro Aranha, Centro. O lançamento da mostra, que conta com 22 obras, marca a reabertura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Conforme informações de Arnaldo Garcez, a exposição surgiu após um convite do presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles. “Eu estou muito feliz de estar em Manaus novamente, poder trocar essa energia, me energizar nessa cidade. Então, eu fiquei contente com o convite do Tenório para realizar essa exposição”, declarou o artista amazonense.

Obra da exposição ‘Reflexos do Cotidiano’. Foto: Divulgação

Ao Portal Edilene Mafra, Garcez explicou que os quadros fazem alusão à pandemia, período em que as pessoas ficaram se questionando sobre as circunstâncias do momento. O artista também contou que todas as obras são inspiradas no calor que irradia na capital amazonense.

“O que me encanta é a luz de Manaus, ainda mais nesses meses do ano, que está mais calor. É diferente. Então, eu quis trazer essa luminosidade para as obras do Reflexos do Cotidiano”, disse, citando o nome da exposição.

A mostra ficará em cartaz na capital amazonense até o dia 27 deste mês de outubro.

Obras são inspiradas no calor que irradia na capital amazonense. Foto: Divulgação

Arnaldo Garcez

Arnaldo Garcez, de 64 anos, é um artista plástico natural de Manaus, capital do Amazonas. Ele desenvolve seu trabalho por meio de desenhos e pinturas desde 1977.

Em 1979, o amazonense mudou para o Rio de Janeiro, onde estudou desenho, pintura, escultura e gravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Já em 1983, viajou para a Alemanha, onde fez pesquisas sobre o Expressionismo e a litografia originais deste país.

Desde 2007, anualmente, expõe seus trabalhos no evento Artexpo New York, que reúne obras de artistas e galerias de diversos países.

Atualmente, Garcez desenvolve pesquisa com pigmentos naturais, realiza exposições de seus trabalhos em várias cidades no país e no exterior. Entre esses locais estão: Brasília, Manaus, Lisboa, Miami, Organização das Nações Unidas, Art Inside Piola, Brazilian Endowment of Art e Ward Nasse Gallery, onde é membro desde 2008.

Recentemente, participou de exposições na Itália, em Nápoles, no Centro Cultural Cassina Pompeana 2017/2018, e também em Perugia, no Salão de Arte Contemporânea Stati D’Arte 2019/2020.

Outros trabalhos recentes foram no Rio de Janeiro, na Galeria Pop Up Art Gallery 2020, e em São Paulo, no Espaço Ortobom Ibirapuera 2021.

As obras do artista já fizeram parte da composição de cenários das novelas da Rede Globo, a mais recente na novela ‘Amor de Mãe’.

Arnaldo Garcez. Foto: Reprodução/Facebook

COMPARTILHE