Manaus, 19 de abril de 2024

Cultura

Foto: Assessoria/Tácio Melo
Foto: Assessoria/Tácio Melo Foto: Assessoria/Tácio Melo

Exposição inédita ‘As Amazonas – A Lenda Fotografada’ está em cartaz na Casa das Artes

As obras da exposição foram produzidas pelo fotógrafo Tácio Melo.

Com informações da assessoria

Com obras cuidadosamente idealizadas e produzidas pelo fotógrafo Tácio Melo, a exposição inédita ‘As Amazonas – A Lenda Fotografada’ está em cartaz na Casa das Artes, localizada no Centro de Manaus. A mostra foi lançada na noite da sexta-feira (8/10), na reabertura do espaço.

O projeto, que contou com a curadoria de Selma Carvalho, foi contemplado por meio do edital Prêmio Feliciano Lana, que fez parte da Lei Adir Blanc, operacionalizada no Estado através do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Exposição ‘As Amazonas – A Lenda Fotografada’ está em cartaz na Casa das Artes. Foto: Assessoria/Tácio Melo

O artista Tácio Melo, fala do incentivo para a criação e produção de projetos na área da cultura. “Contar com o apoio e estímulo dos órgãos competentes para que nós, artistas, possamos desenvolver nosso trabalho é fundamental. É uma forma de valorizar a classe e permitir que ela possa evoluir cada vez mais”, destacou.

Feliz por ter feito parte do projeto, a artesã e influenciadora digital Gabrielly Maragua, de 23 anos, falou sobre a representatividade de ‘As Amazonas – A Lenda Fotografada’.

“Foi um privilégio poder fazer parte desse projeto. Na exposição, o artista trouxe a raiz de uma verdadeira amazônida com saia de tucum, chocalho, grafismo corporal com significado como dia sagrado, comemoração e proteção dos animais. Trazendo, portanto, originalidade, que é pouco visto”, ressaltou a influenciadora, que é da etnia baré.

Obra da mostra ‘As Amazonas – A Lenda Fotografada’. Foto: Assessoria/Tácio Melo

O projeto seguirá em exposição por três meses. As visitas poderão ser realizadas de terça a domingo, das 15h às 20h, com entrada gratuita e seguirá as medidas de segurança contra a Covid-19.

Referência

Para desenvolver o trabalho, o artista buscou ‘dar vida’ ao imaginário popular, utilizando como referência as obras ‘Fantasia das Amazonas’’, de Roland Stevenson, e ‘Imortalidade’, de Branco e Silva.

As obras da exposição foram produzidas pelo fotógrafo Tácio Melo. Foto: Assessoria/Tácio Melo

Perfil

Formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais e Gestão Cultural pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto (SP), Tácio Melo é natural de Manaus e sempre foi apaixonado por expressões artísticas.

Além de cobrir temas gerais, o artista trabalha com fotografias, desenhos, pinturas e com a escrita, por acreditar que essas são as melhores formas de eternizar momentos e histórias.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!