O Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus, está recebendo a exposição fotográfica ‘Olhares Tumbira’. A mostra revela a beleza da fauna, da flora, os encantos naturais, os costumes e o artesanato da comunidade Tumbira. Fotos registradas pelas lentes de jovens da própria localidade compõem a exposição.
A mostra é uma realização da Associação Zagaia Amazônia, que recebeu recursos da Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM).
Conforme a organização, a exposição é resultado de uma oficina de fotografia realizada entre os dias 22 e 24 de abril deste ano. A atividade teve como objetivo proporcionar aos jovens de Tumbira o acesso a ferramentas e técnicas, tanto de fotografia quanto de mídias sociais.
Tumbira é uma comunidade localizada à margem direita do Rio Negro, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, em Iranduba, no Amazonas.

Fortalecendo a identidade
Os jovens da comunidade Tumbira usaram aparelhos SamSung A31 para compor o acervo da exposição fotográfica. Os celulares foram doados pelo projeto ‘Oficina de Fotografia e Mídias Digitais’, contemplado pela Lei Aldir Blanc.
De acordo com a organização da mostra, o projeto buscou desvendar o olhar de dentro para fora, fortalecendo a identidade da comunidade e da Amazônia. “A ideia principal é projetar a Amazônia para o Brasil e o exterior e, dessa forma, atrair o turismo e outras fontes de renda”, destaca.
A presidente da associação Zagaia, Rosana Trilha, destacou a percepção que os jovens amazonenses possuem. “A Zagaia acredita na capacidade e no instinto criativo e empreendedor existentes nas comunidades amazônicas e com a comunidade Tumbira não seria diferente. Encontramos jovens motivados e com sede de conhecimento, abertos ao novo, à tecnologia e à descoberta daquilo que lhes pode ser uma porta para ‘seus futuros’. Essa exposição é o reconhecimento do talento de cada um e o combustível para poderem buscar e alçar seus próprios voos”, disse.
Visitas
A exposição ‘Olhares Tumbira’ recebe visitas no Centro Cultural Palácio da Justiça, situado na Avenida Eduardo Ribeiro, nº901, Centro de Manaus, das 9h30 às 15h, sempre de terça a sábado. A entrada é gratuita.
Para visitar exposições no Palácio da Justiça é necessário agendar por meio do cultura.am.gov.br. Confira aqui o link direto para fazer o agendamento.
Também é possível fazer contato pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (92) 3248-1844.
O Centro Cultural Palácio da Justiça fica aberto de terça-feira a sábado, das 9h às 15h. O espaço cultural possui acessibilidade para deficiente físico e segue os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19.
Zagaia Amazônia
A Associação Zagaia Amazônia é uma entidade sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de projetos na área de Economia Criativa na Floresta há mais de dez anos.
Seu foco é a utilização do Design como disciplina de transformação nas áreas de Cultura, Artesanato, Turismo e Gastronomia, segmentos escolhidos para gerar impacto social e empoderar os povos do Norte do Brasil em uma nova economia.
Com este intuito, a Associação Zagaia Amazônia articula ações que permitem o alcance dos produtos materiais e imateriais da Amazônia brasileira ao mercado nacional e global.