O poeta e escritor manauara Vitor Gusmão, venceu a premiação literária nacional em três categorias da 5º edição do ‘Prêmio Ecos da Literatura’ em São Paulo (SP). A premiação contempla a divulgação de novos escritores além de promover a literatura.
Vitor Gusmão concorreu com o livro de poesia ‘Sentimentos e Vivências’, as seguintes categorias:
- Melhor Livro de Poesia
- Autor Revelação e
- Melhor Livro Nacional
O autor compartilha sua experiência e gratidão pela oportunidade de participar e ser finalista do evento, destacando a representação da Amazônia em sua vestimenta e em seu discurso.
“Foi muito gratificante a experiência de estar participando presencialmente da cerimônia de premiação literária. Eu nunca tinha ido ao Sudeste brasileiro, então foi muito legal ter tido essa oportunidade”, afirmou.
Durante sua apresentação, o escritor recitou um poema inédito de sua autoria, chamado ‘Filho da Amazônia’.
Apesar de estar no início de sua carreira literária Vitor Gusmão, pretende continuar produzindo e aprofundando-se na cultura dos povos amazônicos.
VITOR GUSMÃO
Apaixonado por poesia desde a infância, Gusmão teve seu lado poeta aguçado por outra paixão: a música.
Artistas como Renato Russo e Cazuza, são grandes inspirações na vida do autor e lhe acompanham desde a infância. Daí em diante, o jovem expandiu cada vez mais sua veia poética, buscando sempre por novas inspirações.
O poeta amazonense ainda está concorrendo ao prêmio nacional ‘Reflexo Literário’ com seu primeiro livro de poesias, ‘Sentimentos e Vivências’. Gusmão concorre em duas categorias: Autor Revelação (Vitor Gusmão) e Melhor livro de poesia (“Sentimentos e Vivências”).