Manaus, 29 de março de 2024

Cultura

Foto: Eliena Monteiro/PEM
Foto: Eliena Monteiro/PEM Foto: Eliena Monteiro/PEM

Escolas relembram enredos de grandes carnavais em Manaus no desfile de 2022

O Carnaval 2022 não vale título nem seguiu o modelo tradicional.

Da redação

As escolas de samba do Grupo Especial de Manaus desfilaram entre a noite de sábado (19/3) e a madrugada deste domingo (20/3). Parte das agremiações relembrou enredos de grandes carnavais. O Carnaval 2022 não vale título nem seguiu o modelo tradicional.

A primeira escola a desfilar foi a Vila da Barra. A agremiação apresentou o enredo de 2022, ‘Linha de frente’. O tema faz uma homenagem aos profissionais que atuaram ‘na linha de frente’ da pandemia da Covid-19.

A Primos da Ilha entrou na avenida do samba em seguida, para homenagear o patrono e fundador da escola, José Azevedo, que também fundou o Grupo TV Lar. Com o tema ‘D’Além-Mar o Amazonas Conquistou José Azevedo o Legado de um Gajo Sonhador’, a escola manteve a apresentação do enredo de 2022.

A Andanças de Ciganos também apresentou o enredo de 2022, mas de forma simples e reduzida, já que o tema será usado no Carnaval 2023. A escola levou para a avenida ‘história, religião e cultura’.

Parte das escolas relembrou grandes enredos de outros carnavais de Manaus. Foto: Eliena Monteiro/PEM

A Reino Unido também apresentou alguns detalhes do enredo de 2022. O tema, que homenageia o cantor Zezinho Corrêa, ficará para 2023. A escola aproveitou o tempo de apresentação para relembrar 13 sambas campeões da agremiação, destacando homenagens a Mãe Zumira.

Com 400 brincantes, a Aparecida, campeã do Carnaval 2020 – o mais recente em Manaus – também deixou o enredo de 2022 para ser usado em 2023. A escola levou nove sambas para relembrar a história de outros carnavais. O destaque foi para a imagem de Nossa Senhora Aparecida e para o samba-enredo que homenageia a Padroeira do Brasil.

A Grande Família exaltou os 36 anos de história da escola. A agremiação também cantou sobre o café.

A Unidos do Alvorada fez uma viagem no tempo, relembrando enredos importantes de sua história. Durante o desfile, a escola também apresentou o samba-enredo de 2023, que tem como tema “Obu – Manao, o alvorecer da cura sobre as bençãos do Cel, anauê Samel’.

A Vitória Régia encerrou as apresentações, levando para o Sambódromo o enredo ‘Vidas negras importam’. A escola abordou os rituais africanos e fez homenagens a ícones da luta pela igualdade racial, como Cartola e Nelson Mandela.

Transmissão

A TV A Crítica transmitiu os desfiles ao vivo pela TV aberta e YouTube. Reveja:

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!