Manaus, 28 de março de 2024

Cultura

Foto: Edmundo Henrique
Foto: Edmundo Henrique Foto: Edmundo Henrique

Empresa lança plataforma digital para formação de artistas, em Manaus

Projeto oferece oficinas, cursos, palestras e performances

Com informações da assessoria

A empresa Fbio Produções e Artes juntamente com as produtoras AC Produções e Flip Produções lançaram a plataforma digital ‘Oficina das Artes‘. O projeto, que visa promover a capacitação de artistas com oficinas, cursos, palestras e performances, deu início às atividades na segunda-feira (13/12).

A plataforma propõe a criação de um espaço virtual de desenvolvimento de atividades artísticas para o público infanto-juvenil. O site será composto de: aulas, cursos, oficinas, palestras, apresentações artísticas, tutoriais criativos, além de lives cênicas e musicais em um formato pensado para o desenvolvimento artístico e intelectual do público.

As atividades deverão ter um desenvolvimento sistemático e estarão voltadas, prioritariamente, para ideias inovadoras, que possam estabelecer uma nova forma de relação da criança e do adolescente com os meios eletrônicos.

O produtor cultural Felipe Garcia, da Flip Produções, explicou como o projeto vai funcionar.

“O espaço estabelecerá, contudo, uma relação da arte com a ciência, através de atividades que criem um link com o fazer artístico, como a pintura de aquarela com a botânica e o conhecimento das plantas, o desenho com o conhecimento do reino animal que predomina na Amazônia brasileira. Esse link servirá de apoio para os conceitos de preservação e o cuidado da natureza, assim como o reconhecimento da história de nossa ancestralidade indígena, negra, entre outros povos”, falou.

‘Oficina das Artes’ foi contemplado pelo edital Feliciano Lana da Lei Aldir Blanc de 2020.

Site ‘Oficina das Artes’ visa realizar a capacitação de artistas. Foto: Edmundo Henrique

Atividades

A realização das atividades na plataforma é de 15 dias, o que poderá servir de experiência para a implantação de um espaço artístico cultural em caráter definitivo, podendo transformar-se numa ‘Escola Livre de Artes’ a partir das ações.

“Iniciar um processo de desenvolvimento artístico independente, a partir da implantação de um espaço virtual (site) de alta qualidade técnica, composto por profissionais, artistas e cenotécnicos experientes, dispostos a repassar informações de forma sistemática, contribuindo assim para o surgimento de novos talentos nas diversas linguagens”, explica Fábio Leite, proponente do projeto.

Para participar do projeto, basta acessar o site: https://www.flipproducoes.com/oficinadasartes. Na plataforma, os interessados devem fazer a inscrição e logo após a confirmação do cadastro, as aulas já estarão disponíveis.

No término de todo conteúdo, os alunos podem solicitar o certificado com horas complementares.

Missão da plataforma

O projeto ‘Oficina das Artes’ tem como objetivos:

  • Equipar o espaço digital já existente, onde acontecerão as atividades;
  • Oferecer para a comunidade, atividades de contato com as linguagens do teatro, da dança e da música através de oficinas e cursos de curta duração;
  • Desenvolver cursos de produção artísticas nas áreas de: iluminação, sonorização, criação e soldagem de adereços e alegorias, desenho de figurino, adereços e cenografia;
  • Promover os resultados artísticos através de mostras sistemáticas, que serão apresentadas no teatro disponível no espaço;
  • Disponibilizar espaço de trabalho de ensaios e produção artístico para a comunidade;
  • Incentivar e coordenar a criação de grupos artísticos comunitários;
  • Disponibilizar a produção artística, concernente a adereços, maquetes, etc, para a comunidade artística da região;
  • Criar um grupo permanente de estudo e criação em artes para a produção de um trabalho final a ser levado em vários espaços de Manaus, para a divulgação de resultados;

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!