Manaus, 16 de outubro de 2024

Cultura

Foto: Acervo/Intituto Amazônia
Foto: Acervo/Intituto Amazônia Foto: Acervo/Intituto Amazônia

Em Manaus, oficina gratuita ensina a criar brinquedos com materiais recicláveis

A oficina propõe o resgate de brincadeiras tradicionais.

Com informações da assessoria

A atriz Karine Magalhães, que interpreta a palhaça Meio Kilo, promoverá uma oficina gratuita de construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis, neste sábado (30/10), em Manaus. A ação, que terá início às 10h, no auditório do Instituto Amazônia, propõe o resgate de brincadeiras tradicionais e marca o encerramento das comemorações pelo Dia das Crianças.

Com o nome de ‘Construindo Alegrias’, a oficina promoverá a construção de brinquedos como o pé de lata, telefone sem fio, jogo da velha, entre outras brincadeiras. “Todo o material será reciclável, como latas, garrafas e tampas plásticas, com isso, damos às crianças brinquedos os quais elas mesmas construíram de forma reutilizável”, disse Karine.

Oficina gratuita de construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis. Foto: Acervo/Intituto Amazônia

A ação é uma parceria entre a artista e o projeto Caminhos da Arte, uma iniciativa do Instituto, que fica situado na Rua Bernardo Ramos, 145, no Centro de Manaus.

O espaço desenvolve ações de revitalização do Centro Histórico da capital e oferece cursos e atividades culturais para os moradores da Comunidade São Vicente, próxima ao Paço Municipal.

A atriz Karine Magalhães. Foto: Larissa Martins

Iniciativa

A ideia de criação de brinquedos a partir de materiais recicláveis faz parte do projeto ‘Interditado nas Escolas’, que foi contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2019, da Prefeitura de Manaus.

O projeto inclui a oficina e apresentações do espetáculo teatral ‘Interditado’, última obra dirigida pela artista Selma Bustamante, e que traz em cena a palhaça de Karine Magalhães, chamada de Meio Kilo .

Oficina ‘Construindo Alegrias’. Foto: Larissa Martins

A peça ‘Interditado’, criada em 2018, busca promover a conscientização ambiental para a população que convive diretamente com espaços de natureza. “É um espetáculo livre para todos, mas é voltado ao público infantil justamente por ser uma faixa em que precisamos ensinar sobre a valorização do meio ambiente”, declarou.

Até o fim do semestre, escolas da rede municipal de ensino receberão a peça. As datas de apresentação ainda serão divulgadas

Para mais informações, os interessados podem acessar o Instagram da artista (@palhaca.meiokilo).

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!