Manaus, 18 de julho de 2024

Cultura

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram

Artistas amazonenses levam magia de Parintins ao Carnaval de SP e RJ

Desfiles contou com a presença de artistas dos bois-bumbás.

Com informações da assessoria

Artistas amazonenses levaram a magia de Parintins, município do interior do Estado, ao Carnaval do eixo São Paulo e Rio de Janeiro. Os desfiles das escolas de samba das duas capitais da Região Sudeste contaram com a presença de artistas do Caprichoso e do Garantido.

Foto: Reprodução/Instagram

CARNAVAL DE SÃO PAULO

O Boi Garantido foi destaque no Carnaval de São Paulo. No sambódromo de Anhembi, a escola de samba Império de Casa Verde desfilou com o enredo ‘Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta’.

No desfile, um dos carros alegóricos, intitulado de ‘Fafá na Encantaria da Floresta Avermelhada’ fez menção ao conhecido boi vermelho e branco de Parintins, dando destaque a uma das músicas eternizadas na voz de Fafá e David Assayag: ‘Vermelho’, de 1996.

Foto: Reprodução

Além disso, a cantora Márcia Siqueira, levantadora de toadas do Garantido, ganhou a responsabilidade de abrir o desfile da escola de samba Mocidade Alegre. Para encerrar a participação bem-sucedida, a agremiação foi a campeã do Carnaval de São Paulo 2024.

“É muita alegria. Além de ter participado com o samba-enredo, eles escolheram uma toada do Garantido, que eu gravei em 2017, chamada de ‘Prece Cabocla’. Ela foi a abertura da apresentação da escola e foi um momento lindo e emocionante para mim por estar naquele espaço representando o meu estado”, falou a cantora, Márcia Siqueira, conhecida também como a rosa vermelha do boi encarnado.

Foto: Divulgação

O Boi Caprichoso também deixou a sua marca no carnaval paulistano. Em São Paulo, estiveram Arthur Brasil, Márcio Gonçalves, Nei Meireles, Nonoca Costa, Rel Tavares, Robertinho Galúcio, Dude, Mag e os demais colaboradores do boi-bumbá.

Já em Santos, Aldenilson Pimentel e sua equipe, composta pelos parintinenses Carlos Pimentel, Leandro Pimentel, Gederson Pinho e Josinei Lins também estiveram à frente das produções dos desfiles.

Foto: Wigder Frota

CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO

Nos bastidores, o Boi Caprichoso foi representado em peso no carnaval do Rio de Janeiro. Por lá, atuaram os artistas Algles Ferreira, Kennedy Prata, Alex Salvador, Nildo Costa e suas respectivas equipes, todos parintinenses. Uma das alegorias da escola campeã do carnaval do Rio deste ano, Viradouro, foi feita por Nildo e sua equipe.

“A felicidade maior é contribuir com a nossa arte parintinense e estou muito feliz pela Viradouro. Através da nossa mão, que é abençoada por Deus, estamos construindo um intercâmbio entre Parintins e Rio de Janeiro, que já acontece há décadas. Conseguimos mostrar para o mundo o que é a nossa arte”, comemorou o artista do Caprichoso, Nildo Costa.

Aos 26 anos, a bailarina Cleia Santos, integrante Corpo de Dança do Amazonas (CDA) e do grupo de dança Gandhicats, que integra a equipe do Boi Garantido, foi parte da comissão de frente da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, que levou o enredo ‘Hutukara’, exaltando o povo indígena Yanomami.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!