Manaus, 29 de março de 2024

Cultura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Artista usa colagem em EVA para ilustrar cenas do Festival Folclórico de Parintins

Obras com Caprichoso e Garantido serão expostas em Parintins.

Da redação

O artista parintinense Pedro Evangelista usou a técnica de colagem em EVA para recriar cenas dos bois Caprichoso e Garantido, em suas apresentações na arena do Bumbódromo. As obras estarão expostas, a partir do dia 20 de fevereiro, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Aeroporto Júlio Belém e no prédio da Rádio Alvorada, em Parintins, no Amazonas.

Segundo Pedro Evangelista, três telas serão apresentadas na exposição. “Todas as telas são voltadas para o festival e feitas em EVA, um trabalho diferente e feito com a colagem de sobreposição de peças. Elas variam de 300 a 500 peças visíveis e não visíveis para dar uma melhor impressão no trabalho”, explicou.

Foto: Divulgação

Pedro já trabalhava artisticamente com dança, sendo coreógrafo e coordenador do grupo Garantido Show. Agora, ele integra o projeto de artes integradas Puxirum, no qual está iniciando um novo desafio dentro da modalidade artística com uso de EVA.

EVA é uma técnica que usa a colagem com diferentes produtos. Pedro, por exemplo, reveste parte de suas obras com papel e um material semelhante à borracha. A partir de fotografias, o artista recria as imagens, colando os pequenos pedaços dos materiais simetricamente a cada parte da imagem a ser reproduzida.

“A técnica EVA exige muita habilidade com as mãos e cortes precisos. Acho prazeroso fazer esse trabalho e me dedicar a esse novo estilo de arte”, afirmou.

Foto: Divulgação

Sobre o Puxirum

O projeto Puxirum, que na linguagem Tupi significa ‘mutirão’, foi contemplado no Prêmio Feliciano Lana, por meio da Lei Aldir Blanc, com a ideia de integrar artistas dos mais diversos segmentos em Parintins.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!