A artista manauara Lis Nobre adaptou seu mais novo solo, Sisma, para a linguagem virtual. O espetáculo circense, organizado por profissionais de diferentes países, será apresentado direto da Grécia pela performer. As exibições ocorrem neste mês de maio.
Sisma nasceu das vivências da artista na Grécia. Lis Nobre reuniu uma equipe intercultural, com profissionais do Brasil, França e Grécia para a colaboração do projeto.
“A estratégia foi essencial visto que o espetáculo também fala sobre essa vida em trânsito por hemisférios”, destaca a organização do espetáculo.
O espetáculo
De maneira poética, a performance de circo contemporâneo aborda questões como distância geográfica e abalos sísmicos, além de processos identitários vivenciados por Lis, que, atualmente, vive entre o Brasil e a Grécia.
Pedras, areia, rochas e cordas integram a cenografia e ajudam a artista a compor a performance que tem 60 minutos de duração.
“A ideia de criação do espetáculo Sisma nasce de um encontro entre abalos sísmicos e rupturas identitárias. Nasce de uma cisma sobre ser quem se é, em trânsito por territórios diversos. Uma ideia que não sai da cabeça e que sempre retorna, um corpo em estado de turbulência e calmaria, uma ilha em constante deslocamento tectônico”, comentou a artista.
A apresentação do espetáculo solo estava prevista para ocorrer no Teatro Amazonas, mas, devido à crise sanitária da Covid-19, foi adaptada para a internet.
A montagem conta com o apoio da Lei Aldir Blanc, já que o projeto foi aprovado pelo Edital Prêmio Feliciano Lana, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM).
Transmissão no YouTube
A equipe intercultural une artistas do Brasil, França e Grécia na colaboração do projeto. O diretor do espetáculo, Xristo Kaouki, vive na França e a dramaturga Juliana Pautilla, no Brasil, entre São Paulo e Minas.
Após o Sisma ter sido contemplado no edital do Governo do Amazonas, foi possível integrar artistas manauaras, como Yara Costa (colaboração artística) e Eliberto Barroncas (trilha sonora), ao projeto.
O espetáculo será apresentado nos dias 15 e 16 de maio, no canal de Lis Nobre no YouTube. As apresentações ocorrerão às 16h (horário de Manaus), 17h (São Paulo) e 23h (Atenas). A cada dia, após a transmissão, ocorrerá debate com a equipe de criação e convidados.
A apresentação é gratuita. No entanto, para assistir ao Sisma, é preciso fazer um cadastro no Sympla, no link https://www.sympla.com.br/sisma–estreia-online__1197022.
Lis Nobre
Lis Nobre saiu de Manaus há quase 20 anos para estudar circo, pois, na época, a capital do Amazonas não oferecia formação na área. Desde então, a artista não parou mais de rodar o mundo.
Sua trajetória é marcada pelo retorno à cidade, sempre com o intuito de manter suas relações artísticas e contribuir com a pesquisa em linguagens híbridas.
Antes de sair de Manaus, a artista se formou em balé clássico. Na França, Lis fez especialização em circo.
SERVIÇO
O que: Sisma – Performance de circo contemporâneo
Quando: 15 e 16 de Maio ( sábado e domingo), às 16h
Onde: No canal Lis Nobre no You Tube
Quanto: Gratuito