Manaus, 3 de maio de 2024

Coronavírus

Foto: Valdo Leão/Semcom
Foto: Valdo Leão/Semcom Foto: Valdo Leão/Semcom

Prefeitura de Manaus explica sobre vacinação para faixa etária de 50 a 69 anos

Anúncio da data para a vacinação gerou expectativas em Manaus.

Da redação

O anúncio da data para a vacinação das pessoas da faixa etária de 50 a 69 anos contra a Covid-19 gerou expectativas nos moradores de Manaus. Mas, o Município informou, neste sábado (19/2), que ainda não recebeu as doses. Em nota de esclarecimento, a Prefeitura de Manaus também explicou a situação.

Conforme anunciado há uma semana, a vacinação começaria no dia 22 de fevereiro, próxima segunda-feira. Com a proximidade da data, a população começou a questionar a dinâmica da aplicação, e a prefeitura decidiu se pronunciar. “Até o momento, o município não recebeu novas remessas de vacinas que tornassem possível ampliar a população-alvo da campanha”, diz a nota.

Diante da falta das doses, o Município diz não ser “possível dar início à vacinação das pessoas de 50 a 69 anos”.

Por enquanto, está mantido o atendimento dos grupos prioritários da primeira etapa: trabalhadores de saúde; idosos de 70 anos ou mais; idosos de instituições de longa permanência; pessoas com deficiência residentes em unidades assistenciais; e indígenas aldeados.

A vacinação começaria no dia 22 de fevereiro. Foto: Valdo Leão/Semcom

Na nota de esclarecimento, a Prefeitura de Manaus reforçou que os grupos prioritários estão definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde e atualizado no último dia 15. “O plano elenca os segmentos populacionais a serem contemplados por ordem de prioridade e, até o momento, não inclui a faixa etária de 50 a 59 anos, a não ser no grupo das comorbidades (18 a 59 anos)”, afirmou.

De acordo com o Município, as vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde são direcionadas para o atendimento de grupos populacionais específicos, com os percentuais de cobertura por grupo, não sendo possível aos municípios, alterar, por iniciativa própria, a destinação das doses recebidas.

Conforme ofício circular do Ministério da Saúde enviado aos governos estaduais, no último dia 18, as próximas remessas destinadas ao Amazonas, com previsão de envio em fevereiro e março, contemplam os seguintes grupos: na primeira remessa, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, povos e comunidades tradicionais quilombolas e trabalhadores de saúde; e na segunda remessa, trabalhadores da saúde, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas de 70 a 74 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 60 a 64, em percentuais específicos por grupo e tipo de vacina.

A Prefeitura de Manaus também disse que ainda não foi informada da quantidade a ser destinada à capital. “Mas ainda assim, deu início ao reordenamento da campanha para fechar a etapa atual, garantindo a meta de imunizar 90% das populações contempladas e iniciar a nova etapa com novos fluxos e processos aprimorados”, destacou.

Vacinados

Segundo a prefeitura, até o momento, foram vacinados 85,6% dos trabalhadores de saúde, 79,2% das pessoas de 70 a 74 anos, 81,8% das pessoas de 75 a 79 anos, e 87,1% das pessoas com 80 anos e mais, além de 67,2% dos indígenas aldeados.

A Prefeitura de Manaus concluiu afirmando que “segue empenhada em realizar da forma mais transparente e eficiente a campanha de imunização contra a Covid-19, buscando todos os recursos estratégicos, materiais e humanos para o atendimento de qualidade que a população manauense merece”.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!