Manaus, 22 de julho de 2024

Coronavírus

Foto: Camila Batista/Semsa
Foto: Camila Batista/Semsa Foto: Camila Batista/Semsa

Manaus abre Centro de Testagem para Covid-19 no Vasco Vasquez

Além de teste de Covid, centro terá assistência médica e farmacêutica.

Com informações da assessoria

O segundo Centro Municipal de Testagem para Covid-19 abre, nesta quarta-feira (19/1), em Manaus. A unidade vai funcionar no Centro de Convenções Vasco Vasques, Zona Oeste, e atenderá pessoas com sintomas gripais, oferecendo o teste rápido de antígeno.

No local, também vai haver assistência médica e farmacêutica. O atendimento no local será de segunda a sábado, das 9h às 17h.

O primeiro Centro Municipal de Testagem foi aberto no Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul da cidade, no dia 12 de janeiro de 2022.

Manaus abre Centro de Testagem para Covid-19 no Vasco Vasquez. Foto: Camila Batista/Semsa

O novo espaço deve facilitar o acesso ao teste na capital e ajudar a desafogar as unidades de saúde, onde tem sido alta a demanda de pacientes com síndromes gripais, em busca de diagnóstico.

Novo centro de testagem

O novo Centro de Testagem terá capacidade de atendimento similar à unidade montada no Studio 5, com 40 estações de notificação, onde é feito o atendimento inicial do usuário; e 20 estações de coleta, com capacidade para a realização de 200 testes e emissão de resultado, por hora.

No local, 14 médicos farão o atendimento dos pacientes com resultado positivo e das demais pessoas que apresentem sintomas clínicos de síndrome gripal. Também haverá dispensação de medicamentos para tratamento dos sintomas, conforme os protocolos de Covid-19 e influenza.

Teste oferecido nos centros de testagem

O serviço é exclusivo para pessoas com sintomas iniciados em até sete dias. Após esse período, o teste rápido de antígeno deixa de ser indicado e a orientação da Semsa é que o usuário procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento médico.

O teste utilizado é feito com amostra de nasofaringe, coletada por via nasal, com swab (espécie de cotonete), cujo resultado leva de 15 a 20 minutos.

A unidade vai atender pessoas com sintomas gripais, oferecendo o teste rápido de antígeno. Foto: Camila Batista/Semsa

Atendimentos

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a descentralização da testagem deve melhorar o atendimento aos usuários do sistema de saúde. Segundo ela, com o novo centro, unidades de menor capacidade de atendimento deixarão de realizar o teste.

“Observamos que parte das unidades de referência para Covid-19 estão ficando superlotadas e sem condições de acolher o paciente com qualidade, por isso vamos suspender a oferta de teste nesses locais e referenciar os pacientes para um dos centros de testagem, preparados para grandes demandas”, explicou.

Centro de Testagem. Foto: Camila Batista/Semsa

O teste rápido para Covid-19 também vinha sendo realizado em 51 unidades da rede municipal de saúde, além do centro de testagem.

Com o novo ordenamento, serão 33 UBSs com atendimento para casos suspeitos de Covid-19. A lista pode ser conferida, a partir desta terça-feira (18/1), pelo link: https://bit.ly/ubscovidmanaus.

Testes

Nos primeiros quatro dias de atividade, o Centro de Testagem do Studio 5 realizou 11.256 testes, com 48% de positivos para Covid-19, o que corresponde a 5.417 casos.

Já nas unidades básicas de saúde, dados consolidados até o dia 13 de janeiro mostram o total de 8.272 exames coletados, dos quais 5.040 (61%) positivos para Covid-19.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!