Manaus, 12 de julho de 2024

Coronavírus

Foto: Altemar Alcântara/Semcom
Foto: Altemar Alcântara/Semcom Foto: Altemar Alcântara/Semcom

Covid-19: confira os pontos de vacinação de crianças de 5 a 11 anos em Manaus

Vacinação de crianças começou nesta segunda-feira (17/1), em Manaus.

Da redação

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19, começou no dia 17 de janeiro de 2022, em Manaus. Cinco postos de imunização foram instalados na cidade, para aplicação da primeira dose no público infantil. Confira onde ficam localizados os pontos.

Na primeira etapa da campanha de vacinação, serão imunizadas crianças com comorbidades e deficiências permanentes (PcDs).

O intervalo para a segunda dose da vacina é de oito semanas.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os pontos de vacinação são ambientes adequados às exigências de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o público infantil.

Nos locais, não há aplicação de outros tipos de vacina para a mesma faixa etária, nem a imunização contra a Covid-19 dos demais públicos.

Foto: Altemar Alcântara/Semcom

Confira os pontos de vacinação de crianças em Manaus

Os cinco pontos de vacinação em crianças de 5 a 11 anos estão distribuídos em diferentes regiões de Manaus e funcionam de segunda a sábado. São eles:

Parque Cidade da Criança

O Parque Cidade da Criança vai funcionar das 9h às 16h. O ponto fica situado na Rua Castro Alves, 100, bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Clube do Trabalhador

O Clube do Trabalhador também vai funcionar das 9h às 16h. É situado na Avenida Cosme Ferreira, 7399, São José, Zona Leste da cidade.

Centro de Convivência Magdalena Arce Daou

O Centro de Convivência Magdalena Arce Daou funcionará das 9h às 16h. O espaço fica na Avenida Brasil, Santo Antônio, na Zona Oeste da capital.

Shopping Manaus Via Norte

O Shopping Manaus Via Norte vai funcionar das 10h às 16h. O centro de compras é situado na Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3760, Monte das Oliveiras, Zona Norte.

Studio 5 Centro de Convenções

Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul de Manaus, funciona segunda a sábado, das 9h às 16h.

Documentos

Para ser vacinada, a criança deverá estar saudável e não pode ter recebido nenhuma outra vacina nos 15 dias anteriores.

Os pais ou responsáveis precisarão levar ao ponto de vacinação três documentos do menor:

  • certidão de nascimento ou registro geral (RG);
  • cartão nacional do SUS ou CPF;
  • e caderneta de vacinação;
  • laudo médico para crianças com comorbidades.

Crianças com deficiências permanentes (PcDs) não precisam apresentar laudo.

Comorbidades

As comorbidades em crianças de 5 a 11 anos consideradas nesta fase da campanha de vacinação contra Covid-19 incluem: doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinapatias graves, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, hipertensão de difícil controle ou com complicações/lesão de órgão alvo, obesidade, doenças cerebrovasculares, hepatopatias e síndrome de Down.

Regras para vacinação das crianças

Os pais ou responsáveis das crianças devem estar presentes no momento da aplicação da dose para manifestar concordância com a vacinação.

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de consentimento por escrito.

As crianças devem permanecer no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação para serem observadas pela equipe de saúde.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!